O discurso no novo capitalismo sob a perspectiva da Análise Crítica do Discurso
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL3-v2n1a2008-7Palavras-chave:
Novo Capitalismo, Globalização, Discurso, EducaçãoResumo
Com a globalização das atividades econômicas e com uma sofisticada revolução tecnológica, uma nova ordem social é instaurada. Novas (velhas) formas de conflito nas relações de poder são estabelecidas nas relações sociais da vida social, com profundas implicações na constituição das instituições sociais, sobretudo na instituição educacional. Olhar os discursos, suas implicações e efeitos nas relações de força e poder que são estabelecidas no conflito entre os sujeitos nas relações sociais, nas relações entre as estruturas sociais e suas práticas sociais, eis aqui o objetivo deste artigo. Assumindo pressupostos teóricos da Análise Crítica do Discurso, traz-se para análise um conjunto de enunciados representativos de uma ordem do discurso, elaborados por representantes ou porta-vozes de grupos e instituições envolvidas, direta ou indiretamente, no contexto educacional.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Paulo Roberto Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.