"Então" como nexo conclusivo nas diferentes seqüências tipológicas

Autores

  • Ana Beatriz Arena UFF

Palavras-chave:

Gramaticalização, Funcionalismo, Então, Sequências Tipológicas

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo aprofundar a discussão sobre o então como nexo conclusivo, associando-o às seqüências tipológicas. Verificar-se-á se, conforme o contexto lingüístico, o juntor expressa uma conseqüência factual, em que representa lingüisticamente eventos da realidade externa (dictum), ou uma conclusão do falante, assumindo valor textual argumentativo (modus). Para tal, lança-se mão dos estudos funcionalistas, segundo os quais itens lexicais passam por um processo de gramaticalização, isto é, em determinados contextos lingüísticos, servem a funções gramaticais, e, uma vez gramaticalizados, continuam a desenvolver novas funções gramaticais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Arena, UFF

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestranda em Língua Portuguesa, área de Estudos da Linguagem, na Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora de Língua Portuguesa das redes pública e particular da cidade do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

28-01-2011

Como Citar

ARENA, A. B. "Então" como nexo conclusivo nas diferentes seqüências tipológicas. Domínios de Lingu@gem, [S. l.], v. 1, n. 2, 2011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11441. Acesso em: 28 maio. 2022.