Dos chamados verbos "reflexivos e pronominais"
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL1-v1n1a2007-7Resumo
A conjugação dita reflexiva, a que alguns autores chamam Voz Reflexa, terá a sua origem, como se sabe, na voz média presente na língua grega. Defendemos que existe um tipo de verbos comummente confundido no seio dos chamados verbos reflexos e pronominais. Trata-se, como demonstraremos, de verbos sintemáticos. Falaremos de sintema verbal em -se ( VSE ) para designar todos os sintemas verbais cuja constituição implica a presença de um segmento de aparência pronominal, átono, cuja forma /me, te, se, nos, vos/, é variável de acordo com o monema de pessoa que preencha F1. Ou seja, não há, na verdade, uma escolha da forma se integrante do sintema verbal independentemente da pessoa do functivo que assume o espaço sintáctico F1.Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Maria João Marçalo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.