Considerações sobre a Análise Crítica do Discurso no ensino de Português Língua Estrangeira

Autores

  • Sérgio Sérgio Duarte Julião da Silva Talen Idiomas

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL1-v1n1a2007-5

Palavras-chave:

Análise Crítica do Discurso, Sintaxe, Português Língua Estrangeira (PLE)

Resumo

Uma análise do material de ensino de Português-Língua Estrangeira (PLE) ora existente no mercado revelará que as situações de conversação a que são expostos os alunos prendem-se, em sua maioria, paradoxalmente apenas à sintaxe do português culto escrito. Tal modalidade da língua acaba por distanciar-se do português oral utilizado pelos brasileiros em sua prática cotidiana. A sintaxe do português falado, essencial para a comunicação, é pouco explorada no material didático de PLE. Levando-se em conta a proposta da Análise Crítica do Discurso de estudar a linguagem como prática social e, para tal, considerar o papel crucial do contexto, a relação entre linguagem e poder e respectivas marcas ideológicas, investigamos até que ponto isso poderia ser útil nos materiais de PLE, haja vista o forte viés intercultural naturalmente presente no ensino de língua estrangeira.

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Publicado

18.01.2011

Como Citar

SILVA, S. S. D. J. da. Considerações sobre a Análise Crítica do Discurso no ensino de Português Língua Estrangeira. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 1, n. 1, 2011. DOI: 10.14393/DL1-v1n1a2007-5. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11396. Acesso em: 25 abr. 2024.