Considerações sobre a Análise Crítica do Discurso no ensino de Português Língua Estrangeira

Autores

  • Sérgio Sérgio Duarte Julião da Silva Talen Idiomas

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL1-v1n1a2007-5

Palavras-chave:

Análise Crítica do Discurso, Sintaxe, Português Língua Estrangeira (PLE)

Resumo

Uma análise do material de ensino de Português-Língua Estrangeira (PLE) ora existente no mercado revelará que as situações de conversação a que são expostos os alunos prendem-se, em sua maioria, paradoxalmente apenas à sintaxe do português culto escrito. Tal modalidade da língua acaba por distanciar-se do português oral utilizado pelos brasileiros em sua prática cotidiana. A sintaxe do português falado, essencial para a comunicação, é pouco explorada no material didático de PLE. Levando-se em conta a proposta da Análise Crítica do Discurso de estudar a linguagem como prática social e, para tal, considerar o papel crucial do contexto, a relação entre linguagem e poder e respectivas marcas ideológicas, investigamos até que ponto isso poderia ser útil nos materiais de PLE, haja vista o forte viés intercultural naturalmente presente no ensino de língua estrangeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

18.01.2011

Como Citar

SILVA, S. S. D. J. da. Considerações sobre a Análise Crítica do Discurso no ensino de Português Língua Estrangeira. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 1, n. 1, 2011. DOI: 10.14393/DL1-v1n1a2007-5. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11396. Acesso em: 26 jul. 2024.