Reproduction the familiar agriculture opposite the model of regional agricultural development

Authors

  • Marcio Escobar Paixão Universidade de Cruz Alta
  • Claudia Maria Prudêncio de Mera Universidade de Cruz Alta
  • Tamara Silvana Menuzzi Diverio Universidade de Cruz Alta Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT102028004

Keywords:

Desenvolvimento, Tendências, Agricultura Familiar, Estratégias, Reprodução

Abstract

Este estudo busca entender quais são as estratégias de reprodução social e econômica dos agricultores familiares produtores de grãos e leite do Alto Jacuí/RS, inseridos num ambiente concentrado e capitalista, que os expõe a uma baixa disponibilidade de área para produção, difícil acesso ao crédito, aos recursos financeiros e desenvolvimento tecnológico, fazendo com que a agricultura familiar ao longo dos anos buscasse alternativas para viabilizar suas atividades e permanência no campo. Em sua metodologia, foi utilizada pesquisa de campo, através de entrevista com 135 produtores familiares produtores de grãos e de leite do Alto Jacuí/RS. Este estudo demonstra que a produção leiteira representa maior fortalecimento econômico e permanência da agricultura familiar no meio rural, se eles trabalhassem somente com a atividade leiteira em até 40 hectares seria suficiente para viabilizar economicamente sua permanência na propriedade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Marcio Escobar Paixão, Universidade de Cruz Alta

    Formado em Adminsitração-Unicruz. Mestre em Desenvolvimento Rural-Unicruz.

  • Claudia Maria Prudêncio de Mera, Universidade de Cruz Alta

    Formação em Ciências Econômicas-Unicruz. Mestre em Extensão Rural-UFSM. Doutora em Desenvolvimento Rural-UFRGS. Docente do CCHS da Unicruz. Docente dos mestrados de Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social e do Mestrado Prosissional em Desenvolvimento Rural-UFRGS

Published

2015-08-12

Issue

Section

Artigos

How to Cite

PAIXÃO, Marcio Escobar; MERA, Claudia Maria Prudêncio de; MENUZZI DIVERIO, Tamara Silvana. Reproduction the familiar agriculture opposite the model of regional agricultural development. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 10, n. 20 Jul., p. 153–179, 2015. DOI: 10.14393/RCT102028004. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/28004. Acesso em: 5 dec. 2025.