LA CULTIVATION DE LA PALME À HUILE ET LA DÉPAYSANNISATION DANS L'AMAZONIE AU PARÁ, BRÉSIL

Auteurs-es

  • João Santos Nahum Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Cleison dos Santos Bastos PPGEO/UFPA

DOI :

https://doi.org/10.14393/RCT91723628

Mots-clés :

Amazonie, paysannerie, térritoire, agraire, huile de palm

Résumé

A dendeicultura na Amazônia paraense constitui um dos momentos mais enigmáticos de reprodução do capital no espaço agrário, posto que reedita fatos e discursos típicos do ufanismo da década de 1970, que proclamavam a Amazônia como fronteira agrícola, produtora de alimentos e assim atraía o capital financeiro de bancos e mesmo multinacionais para o meio rural. Indicamos alguns componentes dessa nova situação geográfica que se desenha no espaço agrário amazônico. Expomos, em largos traços, uma tendência que visualizamos no horizonte regional onde o evento da dendeicultura aporta, quais sejam, a descamponeização, isto é, a formação de um campo sem camponeses, posto que estes se metamorfoseiam, paulatinamente, em trabalhadores para o capital, seja como assalariados das empresas ou mesmo associando-se aos projetos de agricultura familiar. Para tanto, sustentamo-nos em dados de pesquisas sobre e na microrregião de Tomé-Açu, composta pelos municípios de Acará, Concórdia do Pará, Moju, Tailândia e Tomé-Açu, realizada pelo Grupo de Pesquisa Dinâmicas Territoriais do Espaço Agrário na Amazônia, o qual coordenamos.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographies de l'auteur-e

  • João Santos Nahum, Universidade Federal do Pará (UFPA)

    Professor Adjunto II, da Faculdade de Geografia e Cartografia da Universidade Federal do Para e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPA. Pesquisa na área de dinâmicas territoriais do espaço agrário na Amazônia.

  • Cleison dos Santos Bastos, PPGEO/UFPA

    Discente do PPGEO/UFPA

Téléchargements

Publié

2014-05-06

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

NAHUM, João Santos; BASTOS, Cleison dos Santos. LA CULTIVATION DE LA PALME À HUILE ET LA DÉPAYSANNISATION DANS L’AMAZONIE AU PARÁ, BRÉSIL. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 9, n. 17 Abr., p. 469–485, 2014. DOI: 10.14393/RCT91723628. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/23628. Acesso em: 14 déc. 2025.