Formação dos projetos de agricultura familiar com dendezeiro na Amazônia paraense

Autores

  • João Santos Nahum Universidade Federal do Pará
  • Cleison Bastos dos Santos SEDUC-PA

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT174609

Palavras-chave:

Amazônia, Dendeicultura, Projeto Arauaí, Agricultor familiar, Moju (PA)

Resumo

O artigo analisa a formação do primeiro projeto de agricultura familiar de cultivo do dendezeiro do Brasil, no município de Moju(PA). Para tanto realizou-se revisão de literatura que tem por objeto os projetos do Arauaí para levantar dados, entrevistas e informações sobre como ocorreu a aquisição da área e formação dos projetos de agricultura familiar. Entrevistou-se moradores do lugar, cultivadores ou não do dendezeiro, bem como personagens que estão nos bastidores e na cena principal das ações políticas estruturantes do projeto, seja escolhendo a área, realizando as desapropriações, indenizações, apresentação do projeto e elaboração dos contratos de integração. O artigo clarifica os caminhos e descaminhos da associação entre espaço e política que tornou possível a estruturação do projeto piloto de agricultura familiar numa área, onde até o final da década de noventa do século passado não havia dendezal. Desde então, campos de dendezeiro substituíram as paisagens pretéritas. É essa arqueologia espacial que o leitor encontrará, mostrando como empresas, políticos locais, Estado, dentre outros criaram a maior experiência de agricultura familiar integrada ao dendezeiro do Brasil, que é o projeto Arauaí.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Santos Nahum, Universidade Federal do Pará

Professor Adjunto II, da Faculdade de Geografia e Cartografia da Universidade Federal do Para e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPA. Pesquisa na área de dinâmicas territoriais do espaço agrário na Amazônia.

Cleison Bastos dos Santos, SEDUC-PA

Docente da rede pública de ensino no Pará, pesquisador do Grupo de Pesquisa GDEA -Dinâmicas Territoriais do Espaço Agrário na Amazônia e do Observatório do dendê.

 

Downloads

Publicado

06-09-2022

Como Citar

NAHUM, J. S.; SANTOS, C. B. dos. Formação dos projetos de agricultura familiar com dendezeiro na Amazônia paraense . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 17, n. 46 Ago., p. 201–222, 2022. DOI: 10.14393/RCT174609. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/65044. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos