As políticas públicas e a sustentabilidade da agricultura brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT153802

Resumo

Ao longo das últimas décadas o Estado brasileiro, em suas diferentes conformações, perseguiu ideias de crescimento e desenvolvimento que acabaram por influenciar diretamente no modo como a agricultura é praticada e impactado aqueles que dela vivem, assim como a sociedade que dela depende. Este trabalho pretende trazer um apanhando sobre as relações entre “agricultura, desenvolvimento, políticas públicas e sustentabilidade”. Conta inicialmente com a abordagem destas dimensões no processo da modernização da agricultura e, em seguida, no universo das políticas públicas para a agricultura familiar no Brasil. A principal ferramenta metodológica foi a análise bibliográfica - complementada com dados secundários oficiais, do governo e de institutos de pesquisa - assim, trata-se conceitualmente de um estudo exploratório. Os resultados permitem vislumbrar um pequeno compêndio sobre os intentos de políticas para a agricultura, tanto para a categoria dos agricultores familiares, como no que tange a política agrícola hegemônica, do latifúndio e da degradação ambiental. Além disso, é possível refletir ao longo do trabalho sobre a imensa habilidade dos atores sociais em pautar políticas capazes de incidir sobre a realidade do país a fim de transformá-la rumo a um caminho virtuoso de desenvolvimento rural sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Rocha Santos, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestre em Sociedade Ambiente e Território (UFMG/Unimontes) e Engenheiro Agrônomo do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM).

Hélder dos Anjos Augusto, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Demografia (UFMG), Professor Associado II do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais e Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Sociedade, Ambiente e Território-PPGSAT (UFMG/Unimontes).

Lucas Rocha Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduando em Agronomia (UFMG) e Pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Apoio à Agricultura Familiar Justino Obers (Núcleo PPJ/ UFMG).

Andréa Maria Narciso Rocha de Paula, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora em Geografia (UFU) e Professora dos quadros permanentes do Programa de Pós- Graduação em Desenvolvimento Social-PPGDS (UNIMONTES) e do Programa de Pós Graduação em Sociedade, Ambiente e Território-PPGSAT (UFMG/Unimontes).

Downloads

Publicado

21-12-2020

Como Citar

ROCHA SANTOS, T.; AUGUSTO, H. dos A. .; SANTOS, L. R. .; PAULA, A. M. N. R. de . As políticas públicas e a sustentabilidade da agricultura brasileira. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 15, n. 38 Dez., p. 31–51, 2020. DOI: 10.14393/RCT153802. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/53527. Acesso em: 16 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)