As políticas públicas para o meio rural no Brasil e em Portugal e suas abordagens

Autores

  • Eliane Regina Francisco da Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Presidente Prudente
  • Rosangela Aparecida de Medeiros Hespanhol Universidade Estadual Paulista/Campus Presidente Prudente

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT112207

Resumo

As políticas públicas voltadas ao meio rural desempenham papel crucial para a permanência dos produtores no campo. A partir de meados da década de 1990, as políticas públicas voltadas ao espaço rural brasileiro passaram a incorporar a perspectiva territorial, a preocupação ambiental e com a segurança alimentar, bem como a incentivar a participação dos agentes sociais e a organização coletiva dos produtores rurais. O LEADER é um dos marcos da mudança de abordagem (da setorial para a territorial) em termos de políticas públicas implantado na União Europeia a partir dos anos 1990. Os resultados positivos dessa iniciativa comunitária se disseminaram internacionalmente, e contribuiu para que diversos países (inclusive o Brasil) passassem a elaborar políticas de desenvolvimento rural que considerassem a valorização do manejo adequado dos recursos naturais, bem como atendessem os produtores rurais mais carentes. Procurou-se nesse texto, analisar as políticas públicas no Brasil (sobretudo o PAA e o PNAE) e em Portugal (especialmente, a PAC e o LEADER) e a adoção da perspectiva territorial em "detrimento" da setorial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Regina Francisco da Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Presidente Prudente

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Geografia da UNESP - Campus de Presidente Prudente - SP.

Downloads

Publicado

02-12-2016

Como Citar

FRANCISCO DA SILVA, E. R.; HESPANHOL, R. A. de M. As políticas públicas para o meio rural no Brasil e em Portugal e suas abordagens . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 11, n. 22 Abr., 2016. DOI: 10.14393/RCT112207. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/32060. Acesso em: 14 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>