Os impactos gerados pela expansão da cana-de-açúcar no município de Junqueirópolis - SP

Autores

  • Leandro Reginaldo Maximino Lelis Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas
  • Rosangela Aparecida de Medeiros Hespanhol Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT102128720

Palavras-chave:

Modernização da agricultura, Cana-de-açúcar, Impactos

Resumo

A partir da década de 1950, o Estado incentivou o processo de territorialização do capital no campo com o intuito de proporcionar a modernização da agricultura. A referida modernização seria realizada com o propósito de aumentar a produção e a produtividade agrícola e, consequentemente, contribuir para a internacionalização da economia brasileira. Desse modo, a territorialização do capital e a modernização da agricultura proporcionaram as condições necessárias para a expansão das atividades agrícolas desenvolvidas em grande escala no Brasil, como é o caso da monocultura canavieira. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo analisar os impactos gerados pelo processo de expansão da cana-de-açúcar no município de Junqueirópolis. A partir da leitura da bibliografia selecionada e da análise dos dados de fontes secundárias, constatamos que a expansão da lavoura canavieira provocou intensa reestruturação espacial, produtiva e econômica, bem como, gerou impactos socioambientais significativos no município pesquisado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Reginaldo Maximino Lelis, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Três Lagoas. Bolsista de mestrado da  Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT).

Rosangela Aparecida de Medeiros Hespanhol, Universidade Estadual Paulista

Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de de Presidente Prudente.

Downloads

Publicado

31-03-2016

Como Citar

LELIS, L. R. M.; HESPANHOL, R. A. de M. Os impactos gerados pela expansão da cana-de-açúcar no município de Junqueirópolis - SP . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 10, n. 21 Ago., p. 251–269, 2016. DOI: 10.14393/RCT102128720. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/28720. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>