Análise dos passos retóricos relatando pesquisa prévia e indicando lacuna de pesquisa em projetos de pesquisa de doutorandos em linguística
DOI:
https://doi.org/10.14393/AM-v18n1-2021-60446Keywords:
Projeto de pesquisa; Organização Retórica; Passos retóricos.Abstract
Este trabalho tem como objetivo identificar e descrever as funções retóricas nos passos retóricos Relatando pesquisa prévia e Indicando lacuna de pesquisa em projetos de doutorado na área Linguística. A nossa problemática é descobrir em que circunstâncias são utilizados os passos retóricos citados nos projetos analisados. A investigação apoiou-se na abordagem sociorretórica de gêneros, a qual desenvolve os conceitos de: propósitos comunicativos, passos retóricos e movimentos retóricos. Esses conceitos são essenciais para a realização da análise em questão. Nesse sentido, utilizamos, sobretudo, os seguintes autores para a fundamentação desses conceitos: Miller (2012), Swales (1990), Bazerman (2005), Askhave e Swales (2009) e Alves Filho (2018). O corpus deste trabalho é composto por doze projetos de pesquisa submetidos e aprovados na seleção de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGEL) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) – (Edital 03/2018). Primeiramente, lemos os projetos na íntegra, em seguida, identificamos os passos retóricos. A partir disso, construímos a nossa análise textual, revelando as pistas linguísticas utilizadas pelos autores. Os resultados nos revelaram que, em relação ao relato de pesquisas prévias, os autores priorizaram a indicação do tema e dos objetivos das pesquisas prévias. Quanto ao passo Indicando lacuna de pesquisa, notamos que, em geral, conforme Rio Lima (2019), há uma tendência em indicar apenas uma lacuna a fim de demonstrar insuficiência de pesquisa na área e, dessa forma, justificar a pesquisa.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.