Formação de leitores crítico-reflexívos e o feminismo leve de Anne Shirley

Autores

  • Jhessica Amada de Andrade Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14393/AM-v21n1-2024-70668

Palavras-chave:

Literatura, Proposta de leitura, Feminismo

Resumo

O corpus da pesquisa é composto pela obra literária canadense Anne of Green Gables de Lucy Maud Montgomery, 1908, e sua adaptação em série Anne with an E. A seleção se dá pela possibilidade de dialogar acerca dos assuntos abordados em ambos, enfatizando o feminismo representado pela protagonista. A pesquisa adota uma abordagem hermenêutica e tem como base a formação de leitores com um olhar mais crítico às políticas sociais presentes nas obras literárias e suas adaptações, considerando épocas, culturas e contextos diversos, visto que as linguagens utilizadas nas obras infantis e juvenis são mais simples para o leitor em formação. Faz-se, também, necessário a visualização do cenário da narrativa, portanto, o projeto traz uma proposta que analisa a obra tal como a sua adaptação televisiva. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DALVI, Maria Almeida; REZENDE, Neide Luzia de; JOVERFALEIROS, Rita (orgs). Leitura de literatura na escola. [S.l]: Parábola, 20--. SCARZYCKA, Paula. A feminist Approach to ―Anne of Green Gables‖ by Lucy Maud Montgomery. Gdansk: Grin, 2014.

FLECK, Gilmei Francisco. O Papel da Literatura Infantil e Infanto-Juvenil na Formação do Leitor. Revista Língua e Literatura, v. 1º, n. 14, 2008.

JOUVE, Vincent. A leitura como retorno a si: sobre o interesse pedagógico das leituras subjetivas. Trad. Neide Luzia de Rezende.

MONTGOMERY, Lucy Maud. Anne of Green Gables. Trad. João Setti Camara. [S.l]: Ciranda Cultural, 1908.

RAMALHETE, Mariana Passos; STEN, Simone Costa. Crítica ao eterno feminino em Anne de Green Gables de Lucy Maud Montgomery. Travessias interativas – Literaturas de autoria feminina. Vol. 8, 2018.

ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard; RESENDE, Neide Luzia de. (Orgs.) Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2004.

ROUXEL, Annie. Mutações epistemológicas e o ensino da literatura: o advento do sujeito leitor. Trad. Samira Muradm Revista Criação & Crítica, n. 9, p. 13 – 24, nov. 2012.

ROUXEL, Annie. Aspectos metodológicos do ensino da literatura. Trad. Neide Luzia de Rezende. .

WALLEY-Backett. Anne with an E. Ontário: 2017 – 2020.

Downloads

Publicado

24.12.2024

Edição

Seção

Estudos