A inteligência, seus usos e ocorrências nos projetos políticos pedagógicos

Autores

  • Hellan Jivago Ferreira Ribeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Fernanda Carneiro Cavalcanti Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.14393/AM-v18n2-2021-62902

Palavras-chave:

Inteligência; Projeto político pedagógico; Corpora; Linguística de corpus.

Resumo

O presente artigo visa discutir as definições atribuídas à inteligência no campo da Educação. Tal discussão é norteada pelos objetivos de pesquisa que integramos como bolsista de iniciação cientifica e orientadora, respectivamente voltados para investigação de definições do item lexical“inteligência”. Dessa forma, foram selecionados dez Projetos Políticos Pedagógicos (PPP)de dez instituições de educação básica públicas e/ou privadas do Estado do Rio de Janeiro, de âmbito federal, estadual e/ou municipal, voltadas para o atendimento a crianças sem e/ou com necessidades especiais. Á luz dos postulados da Linguística de Corpus (SARDINHA, 2000) voltados, em especial, para descrição do léxico, organizamos e analisamos as oito ocorrências do item lexical“inteligência” encontradas em três dos dez PPPs abordados. De acordo com os resultados obtidos, é possível apontar para cinco tipos de definição de inteligência:(i) humana e individual e não emocional; (ii) humana, individual e emocional; (iii) humana, individual e espacial; (iv) humana e coletiva; (v) e não humana e artificial. Além disso, conclui-se que, embora os demais sete PPPs façam menção recorrente ao desenvolvimento cognitivo, intelectual e emocional dos alunos, não relacionam tal desenvolvimento por meio do item lexical “inteligência”.

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Biografia do Autor

Hellan Jivago Ferreira Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio e curso copérnico (2014). Tem experiência na área de Letras. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

Fernanda Carneiro Cavalcanti, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Graduada em Letras- Português-Francês- pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e em Études Françaises pela Université de Nancy II. Mestre em Letras pela Universidade Federal Fluminense. Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará, com estágio doutoral no Laboratório de Psicologia Experimental do professor Raymond Gibbs da University of California, Santa Cruz. Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017) e pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal Fluminense (2021). É professora adjunto do departamento de Estudos Linguísticos e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Membro do GT Linguística e Cognição, da ANPOLL. Membro da Comissão Linguagem e Cognição, da ABRALIN. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: GELP-COLIN registrado no Diretório de Pesquisa do CNPq e liderado pela professora Ana Cristina Pelosi; do grupo de pesquisa GESTUM registrado no Diretório de Pesquisa do CNPq e liderado pela professora Solange Vereza e do grupo de pesquisa NELUC registrado no Diretório de Pesquisa do CNPq e liderado pela professora Sandra Bernardo (UERJ). Coordena o projeto internacional MetBib Brasil-UERJ em parceria com a professor Francisco Mendoza, da Universidade de la Rioja, na Espanha. Tem experiência na área da Ciência da Linguagem , com ênfase em Lingüística Aplicada e Linguística Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua, léxico, semântica cognitiva e teoria da metáfora conceptual. (Texto informado pelo autor: CVLattes)

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Publicado

02.11.2021

Edição

Seção

Estudos