O conceito de subjetividade social na produção científica sobre educação escolar desenvolvida em programas de pós-graduação stricto sensu brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.14393/AM-v20n1-2023-69527Palavras-chave:
Subjetividade, Subjetividade Social, Educação Escolar, EscolaResumo
O conceito de subjetividade social redimensiona a leitura dos fenômenos sociais, entre os quais, os fenômenos escolares. O mapeamento da dimensão subjetiva do cotidiano escolar e a intervenção institucional com base nos aspectos da subjetividade social da escola é fundamental para a implementação de processos de mudança na direção de uma escola mais democrática e inclusiva. Deste modo, o objetivo do presente projeto de pesquisa é analisar como o conceito de subjetividade social tem sido trabalhado em pesquisas científicas sobre educação escolar desenvolvidas em programas de pós-graduação stricto sensu brasileiras. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, por meio da busca de teses de doutorado e dissertações de mestrado defendidas entre 2017 e 2021 e disponibilizadas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e nas bases eletrônicas de dados dos programas de pós-graduação stricto sensu brasileiros. Foram encontradas nove produções científicas que alinharam seus objetos de pesquisa à teoria histórico-cultural da subjetividade, com base no conceito de subjetividade social. Os trabalhos demonstraram consistência teórica, epistemológica e metodológica e desvelaram a importância do conceito para o estudo das relações de escolarização.
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