MACEDO, Lino. Ensaios costrutivistas. São Paulo, Ed. Casa do psicólogo, 1994
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v10n19a1996-980Palavras-chave:
Educação, Construtivismo, PolíticaResumo
É comum, em leituras sobre educação, encontrar-se reflexões a partir de perguntas como: "educar para quê?", "educar para quem?". As leituras colocam questionamentos históricos, políticos, ideológicos onde a concepção de luta de classes normalmente está presente. Nesta ótica processa-se uma dicotomia: de um lado as teorias educacionais críticas, de outro as teorias educacionais não críticas, como se fosse possível este nível de precisão conceituai e assim dividí-las "matematicamente". Sobre as teorias não críticas ressaltam-se o "pedagogismo", e o "psicologismo", dão-lhes a pecha de conservadoras ou, na melhor das hipóteses, refonnistas. Quanto às teorias críticas, ressalta-se o caráter revolucionário, porém pela contundência acabam não tendo um "mundo possível" para aplicação. Assim, sua importância circunscreve-se na possibilidade de refletir a realidade educacional. Isto porque a ênfase do processo crítico está principalmente no pensamento por oposição. Em alguns casos há autores que chegam a afirmar que a educação escolar é hoje e o que foi o cristianismo para o período medieval. O que é um exagero crítico. [...]
Palavras-chave: Educação; Construtivismo; Política.
Downloads
Referências
MACEDO, Lino. Ensaios costrutivistas. São Paulo, Ed. Casa do psicólogo, 1994
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Antônio Wilson Pagotti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.