Subsídios para uma análise da política da educação escolar brasileira

Autores

  • Alaíde Rita Donatoni Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Maria Cândida P. Coelho Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v10n19a1996-974

Palavras-chave:

Educação, Política, Estado brasileiro

Resumo

O pressuposto teórico que nos colocamos como ponto de partida é o de que a política educacional brasileira expressa, sob várias formas, as relações entre Estado brasileiro, economia e sociedade.

O suposto segundo o qual a educação é um elemento do Estado e de qualquer estudo sobre política educacional não pode se dar desvinculado do Estado nos remete a situar este estudo no contexto do capitalismo brasileiro e das relações entre a sociedade e a educação.

O fato da educação escolar ser uma das funções do Estado reforça a ideia de que uma análise da educação escolar brasileira deve passar, necessariamente, pela análise do Estado capitalista, compreendido como o conjunto da sociedade política e da sociedade civil. [...]

Palavras-chave: Educação; Política; Estado brasileiro.

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Biografia do Autor

Alaíde Rita Donatoni, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professora do Departamento de Princípios e Organização da Prática Pedagógica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Maria Cândida P. Coelho, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professora aposentada do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Referências

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Publicado

2008-10-22

Como Citar

DONATONI, A. R.; COELHO, M. C. P. Subsídios para uma análise da política da educação escolar brasileira. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 10, n. 19, p. 153–161, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v10n19a1996-974. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/974. Acesso em: 22 jul. 2024.