Um problema no ensino de ciências

organização conceitual do conteúdo ou estudo dos fenômenos

Autores

  • Décio Pacheco Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v10n19a1996-967

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Metodologia do ensino, Experiência pedagógica

Resumo

A partir de uma experiência pedagógica que ilustra um dos principais problemas do ensino de ciências, podemos neste artigo, confrontar duas das direções metodológicas possíveis para se assumir a organização conceitual do conteúdo, que traduz uma forte característica do ensino tradicional, ou o estudo dos fenômenos, que se abre para uma postura inovadora.

Palavras-chave: Ensino de ciências; Metodologia do ensino; Experiência pedagógica.

Abstract: This article is based on an educational experience that illustrates one of the main problems concerning the teaching of sciences. From this experience we can assume one of the two different methodological orientations: the conceptual content organization, that is strongly connected to traditional teaching, or the study of phenomena, that leads to an innovate posture.

Keywords: Science teaching; Teaching methodology; Pedagogical experience.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Décio Pacheco, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professor da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Referências

AEBLI, Hans. Didática psicológica. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1973.

FRACALANZA, Hilário & outros. O ensino de ciências no 1 e grau. São Paulo, Atuai Editora, 1987.

HANNOUN, Hubert. EI niño conquista el medio. Buenos Aires, Editorial Kapelusz, 1977.

PIAGET, Jean. Para onde vaia educação?. Rio de Janeiro, Livraria José Olimpio/ UNESCO, 1975.

PIAGET, Jean. Fazere compreender. São Paulo, Edições Melhoramentos/ Edusp, 1978.

PIAGET, Jean. A tomada de consciência. São Paulo, Edições Melhoramentos/ Edusp, 1978.

Downloads

Publicado

2008-10-22

Como Citar

PACHECO, D. Um problema no ensino de ciências: organização conceitual do conteúdo ou estudo dos fenômenos. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 10, n. 19, p. 63–81, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v10n19a1996-967. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/967. Acesso em: 23 nov. 2024.