Os "novos mapas políticos e culturais" e a pedagogia do conflito
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v12n24a1998-851Palavras-chave:
Pedagogia do conflito, Política educacional, CurrículoResumo
Analisa algumas dimensões da política educacional adotada recentemente no Brasil pela "nova direita" e da necessidade de uma linguagem da possibilidade, que viabilize o exercício e discurso da contra-hegemonia. A partir da pedagogia do conflito, discute um projeto educativo emancipatório desenvolvido por Boaventura Santos, ao propor que os conflitos entre a aplicação técnica e edificante da ciência entre o conhecimento como regulação e como emancipação e o conflito entre o imperialismo cultural e o multiculturalismo sejam o eixo do processo ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Pedagogia do conflito; Política educacional; Currículo.
Abstract: It analyzes some dimensions of the educational politics adopted in Brazil by "new right" and of the need of a language of the possibility, that makes possible the exercise and speech of the against-hegemony. Starting from the pedagogy of the conflict, it discusses an emancipator educational project developed by Boaventura Santos, that proposes that the conflicts among the techinical and edifying application of the science, among the knowledge as regulations and as emancipation, and the conflict between the cultural imperialism and the multiculturalism are the axis of the process teaching-learning.
Key words: pedagogy of the conflict; educational politics; curriculum.
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Referências
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