O BELO ANTRO E A GRANDE OLIVEIRA: RECEPÇÕES DA ALEGORIA DA CAVERNA NA TRADIÇÃO NEOPLATÔNICA

Autores

  • Gabriele Cornelli Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n51a2012-p93a112

Palavras-chave:

Platão, Porfírio, Antro das Ninfas, Caverna, Neoplatonismo.

Resumo

Desde a Magna Grécia de Pitágoras, Empédocles e Parmênides, passando pelas relações "perigosas" entre a sabedoria nascente e as tradições órfico-dionisíacas, em nítida continuidade com a mitologia arcaica e as narrativas teogônicas, dialogando com as práticas médicas asclepíades, a filosofia antiga visita cavernas. A caverna da República, uma das mais poderosas e fecundas alegorias do pensamento ocidental, é simultaneamente herdeira e ponto de fuga da longa trajetória dessa metáfora. Não se pretende aqui, no entanto, compreender a imagem platônica como a consumação de uma velha tradição filosófica que "pensa em cavernas"; procura-se, antes, iluminar essa alegoria com a interpretação oferecida pela filosofia acadêmica posterior. No Antro das Ninfas, Porfírio parte de 11 versos de Homero (Od. XIII, 102-112) para habilmente desenhar uma exegese inspirada na teoria platônica da alma. A lectio porfiriana permite sugerir que a imagem da caverna revela algo mais que uma simples alegoria literária. Ela dá prova da existência de relações dialógicas e circulares entre a filosofia platônica e o imaginário religioso popular do mundo antigo.

Referências

ATKINSON, M. Plotinus. Ennead. Oxford: Oxford University Press. 1983

BETEGH , G.. The Derveni Papyrus. Cosmology, Theology, and Interpretation, Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

BERNABÉ, A. Orphisme et Présocratiques: bilan et perspectives d´un dialogue complexe. In: Laks , A; Louget , C. (Ed.). Qu´est-ce que la philosophie présocratique? What is presocratic philosophy? Presses Universitaires du Septentrion, Villeneuve d´Ascq, 2002.

______. L'âme après la mort : modèles orphiques et transposition platonicienne'. In: PRADEAU , J. F (Ed.). Études platoniciennes IV, Les puissances de l'âme selon Platon, Les Belles Lettres, Paris, p. 25-44. 2007a.

BIDEZ , J. Vie de Porphyre. Le philosophe neo-platonicien. 43. ed. New York: Georg Olms Verlag, 1980.

BIDEZ , J.; Cum ont , F. Les mages hellénisés. Paris, 1973.

BURKERT , W. Craft versus Sect: The Problem of Orphics and pythagoreans. MEYER , B. F.; Sanders , E. P. Jewish and Christian Selfdefinition. Philadelphia: Fortress Press, 1982. p. 1-22.

______.'La teogonia originale di Orfeo secondo il Papiro di Derveni'. In: Guid orizzi , G.; Melotti , M. (Ed.). Orfeo e le sue metamorfosi: mito, arte e poesia. Roma: Carocci, 2005. p. 46-64.

CORNELLI, G. O caminho de Parmênides: sobre filosofia e katábasis no Prólogo do Poema'. Hypnos, São Paulo, v. 14, p. 23-45, 2005.

______. 'Metempsicosis y anamnesis: el diálogo platónico con las tradiciones religiosas de su tiempo'. Limes, Santiago, v. 16, p. 47-59, 2006.

______. 'Filosofia Antiga Underground: da Katábasis ao Hades à Caverna de Platão'. REVER, ano 7, p. 94-107, 2007b.

Derveni Papyrus, The. Edited with Introduction and Commentary by Theokritos Kouremenos, George M. Parássoglou Kyriakos Tsantsanoglou. Studi e testi per il «Corpus dei papiri filosofici greci e latini», vol. 13, 2006.

EUSÉBIO. História Eclesiástica. Coleção Patrística. São Paulo: Paulus, 2000.

EUSÉBIUS . Preparation for the Gospel. Tradução de Edwin Hamilton Gifford. Oxford: Clarendon Press, 1903.

FESTUGIÉRE , A-J. Contemplation et Vie Contemplative selon Platon. Paris: Vrin. 1950.

GAZZINELLI, G. Fragmentos órficos. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.

GIAMBLICO. La vita pitagorica. A cura di L. Monteneri. Roma/Bari: Laterza, 1994.

HANKEY , W. Neoplatonism and Contemporary French Philosophy, Dionysius, Paris, v. 23, p. 161-189, 2005

HAVELOCK , E. Parmenides and Odysseus. Harvard Studies in Classical Philology, v. 63, p. 133-143,. 1958.

HUFFMAN , C. A. Philolaus of Cróton: Pythagorean and Presocratic. A Commentary on the Fragments and Testimonia with Interpretative Essays. Cambridge: Cambridge University. Press, 1993

KINGSLEY , P. Ancient Philosophy, Mystery and Magic: Empedocles and the Pythagorean Tradition. Oxford: Clarendon Press, 1995.

LAKS , A.; Most , G. W. Studies on the Derveni Papyrus. Oxford: Oxford University Press, 1997.

MORRISON, J.S. Parmenides and Er. The Journal of Hellenic Studies, New York, v. LXXV, p. 59-68, 1955.

MUNIZ , F. A Odisseia de Parmênides. Anais de Filosofia Clássica, v. 1, n. 1, p. 37-44. 2007.

PITAGORA . Le opere e le testimonianze. A cura di M. Giangiulio. Milano: Mondadori, 2000.

PLATONE . Tutti gli scritti. A cura di Giovanni Reale. Milano: Rusconi, 1991.

PUGLIESE CARRATELLI, G. Le lamine d'oro orfiche: istruzioni per il viaggio oltremondano degli iniziati greci. Milano: Adelphi, 2001.

SIMONINI , L. Porfirio. L´antro delle ninfe. Milano: Adelphi, 2006.

Tore lli, M.; Mavr ojannis , T. Grecia. Milano: Mondadori. 1997

TORTORELLIGHIDINI , M. Figlidella terra e del cielo stellato: testi orfici con

traduzione e commento. Napoli: M. D'Auria, 2006.

______.; Marin o, A. S.; Visc onti , A. Tra Orfeo e Pitagora: origini e incontri di culture nell'antichità. Atti dei seminari napoletani 1996-98. Napoli: Bibliopolis, p. 397-412.

TURCAN , R.Mithras Platonicus. Leiden: E.J. Brill. 1975.

Data de registro: 22/06/2010

Data de aceite: 16/02/2011

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriele Cornelli, Universidade de Brasília (UnB)

Professora de Filosofia Antiga (Adjunto II) do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília (UnB). Pós-doutorada em Filosofia Antiga pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pela Università degli Studi di Napoli, Federico II (Itália), é Orientador nos Programas de Mestrado em Filosofia e de Mestrado e Doutorado em Bioética da UnB, Editor das revistas Archai (www.archai.unb.br/revista) e REFHA (www.antiguidade.org) e membro do Conselho Editorial da Sociedade Brasileira de Estudos Classicos (SBEC). Coordena o Grupo Archai: as origens do pensamento ocidental (www.archai.unb.br), o GT-Platão e Platonismo da ANPOF.

Downloads

Publicado

2012-07-18

Como Citar

CORNELLI, G. O BELO ANTRO E A GRANDE OLIVEIRA: RECEPÇÕES DA ALEGORIA DA CAVERNA NA TRADIÇÃO NEOPLATÔNICA. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 26, n. 51, p. 93–112, 2012. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n51a2012-p93a112. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/8245. Acesso em: 27 jul. 2024.