O papel dos gestores na reestruturação da esfera produtiva e seus impactos na organização escolar
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v13n26a1999-775Palavras-chave:
Gestores, Gestão, João Bernardo, funcionamento do capital, intervenção dos gestoresResumo
Este trabalho tem como preocupação básica explicitar a formação e a atuação da classe dos gestores no desenvolvimento do modo de produção capitalista sob a ótica de João Bernardo. O artigo aborda ainda alguns mecanismos de funcionamento do capital, como a dinâmica cíclica da mais-valia relativa; o movimento em cadeia das Condições Gerais de Produção e a constituição do Estado Amplo e o Estado Restrito, tendo como enfoque básico a intervenção dos gestores.
Palavras-chave: Gestores; Gestão; João Bernardo; Funcionamento do Capital; Intervensão dos Gestores.
Abstract: The basic aim of this paper is to make clear the formation and performance of the managing class in the development of the capitalist mode of production, as viewed by João Bernardo. The paper deals also with some mechanisms that set the capital into functioning, such as the cyclic dynamics of the relative plus value; the cyclic movement of the General Conditions of Production, the constitution of the wide state and the restricted state, considering the intervention of the managers as its basic focus.
Downloads
Referências
BERNARDO, João. A autonomia das lutas operárias. In: BRUNO, Lúcia & SACCARDO, Cleusa (coords). Organização, trabalho e tecnologia São Paulo, Atlas, 1986. p. 103-114.
BERNARDO, João. Capital, sindicato e gestores. São Paulo, Vértice, Revista dos tribunais, 1987. 119p. (Biblioteca do futuro, 6).
BERNARDO, João. Depois do Marxismo, o dilúvio? Educação e sociedade, Campinas, n.43, p. 85-105, 1985
BERNARDO, João. Marx crítico de Marx. Porto, Afrontamento, 1977- 2v.
BERNARDO, João. Para uma teoria do modo de produção comunista. porto: Afrontamento, 1975, 328p.
BRAVERMAN, Harry. Trabalho e capital monopolista: a degradação do trabalho no século XX. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1981. 379p.
BRUNO, L. E. N. B. Gestores: a prática de uma classe no vácuo de uma teoria. In: BRUNO, L. E. N. B; SACCARDO, Cleusa (Coords.). Organização, trabalho e tecnologia. São Paulo: Atlas, 1986. p. 115-141.
CAFÉ, Sônia et alli. Educação para a competitividade. Textos para discussão. Departamento de relações institucionais. BNDES, 1994.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petropólis: Vozes, 1996.
FRIGOTO, Gaudêncio. A Produtividade da Escola Improdutiva; um (re)exame das relações entre educação e estrutura económico-social capitalista. 3ed. São Paulo, Cortez, 1989.
GENTILI, Pablo. A Mcdonaldização do ensino. In: Aescola básica na virada do século. Petrópolis: Vozes, 1996.
SOUZA, Maria Inez de. Os empresários e a educação; o IPES e a questão educacional após 1964. São Paulo: Cortez, 1981.
MINAS GERAIS. Revista Minas aponta o caminho. 1994.
OLIVEIRA, MariaA. Monteiro. Parceria, Qualidade e Redenção: O projeto piloto de implantação do "CQT" em uma Escola Estadual de Belo Horizonte. UNICAMP, 1997. Campinas: 1997. (Tese de Doutorado).
REVISTA VEJA. 4 Dez. 1996.
SILVA. T. T. Identidades Terminais. Petrópolis: Vozes. 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Maria Vieira da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.