Æsthesis, Tecnologias Digitais e Educação: a formação dos sentidos humanos na era do virtual
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v37n80a2017-67049Palavras-chave:
Sensibilidade, Virtualidade, Marx, Educação, IndividualidadeResumo
Resumo: O artigo examina os desdobramentos dos atuais procedimentos de virtualização dos processos produtivos e interativos no que estes representam, e podem representar, para a constituição de um novo universo de experiência da realidade e das atividades cotidianas dos indivíduos. Reformulação que enquadra de novo modo a própria æsthesis, o conjunto das potências de percepção e apropriação objetiva e subjetiva de mundo. A partir da inquirição desses aspectos, ensaia-se, ao fim, uma prospecção das implicações práticas e teóricas de tais desenvolvimentos para a atividade educativa.
Palavras-chave: Sensibilidade; Virtualidade; Marx; Educação; Individualidade
Æsthesis, Digital Technologies and Education: the formation of human senses in the virtual’s era
Abstract: The article examines the current processes of virtualization of productive and interactive processes in what these represent, and can represent, for the constitution of a new universe of experience of reality and the daily activities of individuals. A reformulation framing in the new way the aesthesis itself, the set of all the powers of perception and objective and subjective appropriation of the world. From the examination of these aspects, a prospective study of the practical and theoretical implications of such developments for the educational activity.
Keywords: Sensitivity; Virtuality; Marx; Education; Individuality
Æsthesis, Technologies Numériques et Éducation : la formation des sens humains à l’ère du virtuelle
Résumé : L’article examine les développements des procédures actuelles pour la virtualisation des processus productifs et interactifs dans ce qu’ils représentent, et peuvent représenter, pour la constitution d’un nouvel univers d’expérience de la réalité et des activités quotidiennes des individus. Reformulation qui encadre l’ésthèse elle-même, l’ensemble des pouvoirs de perception et d’appropriation objective et subjective du monde. De l’étude de ces aspects, il est testé, à la fin, une prospection des implications pratiques et théoriques de tels développements pour l’activité éducative.
Mots-clés : Sensibilité ; Virtualité ; Marx ; Éducation ; Individualité
Data de registro: 23/09/2022
Data de aceite: 23/08/2022
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