Æsthesis, Tecnologias Digitais e Educação: a formação dos sentidos humanos na era do virtual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v37n80a2017-67049

Palavras-chave:

Sensibilidade, Virtualidade, Marx, Educação, Individualidade

Resumo

Resumo: O artigo examina os desdobramentos dos atuais procedimentos de virtualização dos processos produtivos e interativos no que estes representam, e podem representar, para a constituição de um novo universo de experiência da realidade e das atividades cotidianas dos indivíduos. Reformulação que enquadra de novo modo a própria æsthesis, o conjunto das potências de percepção e apropriação objetiva e subjetiva de mundo. A partir da inquirição desses aspectos, ensaia-se, ao fim, uma prospecção das implicações práticas e teóricas de tais desenvolvimentos para a atividade educativa.

Palavras-chave: Sensibilidade; Virtualidade; Marx; Educação; Individualidade

Æsthesis, Digital Technologies and Education: the formation of human senses in the virtual’s era

Abstract: The article examines the current processes of virtualization of productive and interactive processes in what these represent, and can represent, for the constitution of a new universe of experience of reality and the daily activities of individuals. A reformulation framing in the new way the aesthesis itself, the set of all the powers of perception and objective and subjective appropriation of the world. From the examination of these aspects, a prospective study of the practical and theoretical implications of such developments for the educational activity.

Keywords: Sensitivity; Virtuality; Marx; Education; Individuality

Æsthesis, Technologies Numériques et Éducation : la formation des sens humains à l’ère du virtuelle

Résumé : L’article examine les développements des procédures actuelles pour la virtualisation des processus productifs et interactifs dans ce qu’ils représentent, et peuvent représenter, pour la constitution d’un nouvel univers d’expérience de la réalité et des activités quotidiennes des individus. Reformulation qui encadre l’ésthèse elle-même, l’ensemble des pouvoirs de perception et d’appropriation objective et subjective du monde. De l’étude de ces aspects, il est testé, à la fin, une prospection des implications pratiques et théoriques de tels développements pour l’activité éducative.

Mots-clés : Sensibilité ; Virtualité ; Marx ; Éducation ; Individualité

Data de registro: 23/09/2022

Data de aceite: 23/08/2022

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Biografia do Autor

Antônio José Lopes Alves, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação: conhecimento e inclusão social. E-mail: filosofiaposfae@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2784833586739441. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6365-3514.

Sabina Maura Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais  (CEFET-MG)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).  E-mail: sabinamaura@cefetmg.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3871655013250129. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1820-7918.

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Publicado

2023-12-12

Como Citar

ALVES, A. J. L.; SILVA, S. M. Æsthesis, Tecnologias Digitais e Educação: a formação dos sentidos humanos na era do virtual. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 37, n. 80, p. 1075–1106, 2023. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v37n80a2017-67049. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/67049. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos