Fundamentos dialéticos do desenvolvimento profissional docente
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v36n77a2022-59937Palavras-chave:
Pesquisa, Educação, Desenvolvimento profissional, Processo dialéticoResumo
Resumo: Este texto objetiva desenvolver discussão sobre os fundamentos dialéticos do desenvolvimento profissional docente. Estrutura-se na revisão de literatura com base em ideias de autores que abordam estudos sobre o desenvolvimento profissional docente e no conceito de desenvolvimento fundamentado nas leis gerais do Materialismo Histórico Dialético. Dentre os resultados constatados com o estudo, destaca-se a compreensão de que os autores analisados realizam discussão do desenvolvimento profissional docente como processo de constituição do ser professor relacionado a aquisição de saberes e competências necessárias à profissão. A partir da discussão dos fundamentos dialéticos do desenvolvimento profissional docente, concluiu-se que o mesmo é o movimento histórico e dialético de constituição das maneiras de pensar, sentir e agir do professor e se manifesta nas suas relações pessoais, profissionais e institucionais.
Palavras-chave: Pesquisa; Educação; Desenvolvimento Profissional; Processo Dialético.
Dialectical Foundations of Professional Teaching Development
Abstract: This text aims to develop discussions on the dialectical foundations of professional teaching development. It is structured in the literature review based on ideas of authors that address studies about the professional teaching development and in the concept of the development grounded on the general laws of Dialectical Historical Materialism. Among the results found due the study, we highlight the comprehension that the analyzed authors hold discussion on the professional teaching development as a constitution process of being a teacher related to the knowledge acquisition and the necessary competences in the profession. From the discussion on dialectical foundations of professional teaching development, it was concluded that it is the historical and dialectical movement of constitution of ways of thinking, feeling, and acting as a teacher and it is manifested in its personal, professional, and institutional relations.
Keywords: Research And Education; Professional Development; Dialectical Process.
Fondements dialectiques du développement professionnel des enseignants
Résumé: Ce texte vise à développer discussion sur les fondements dialectiques du développement professionnel des enseignants. On structure dans la révision de littérature basée sur les idées d'auteurs qui abordent études sur le développement professionnel des enseignants et dans le concept de développement fondé dans les lois générales du Matérialisme Historique Dialectique. Parmi les résultats constatés avec l'étude, on met en évidence la compréhension que les auteurs analysés réalisent discussion du développement professionnel des enseignants comme processus de constitution d’être professeur lié à l'acquisition de connaissances et compétences nécessaires à la profession. À partir de la discussion des fondements dialectiques du développement professionnel des enseignants, on a été conclu le même est le mouvement historique et dialectique de constitution des façons de penser, de sentir et d'agir du professeur et se manifeste dans ses relations personnelles, professionnelles et institutionnelles.
Mots-clés: Recherche Et Education; Développement Professionnel; Processus Dialectique.
Data de registro: 20/03/2021
Data de aceite: 15/03/2022
Downloads
Referências
AFANASIEV, V.G. Fundamentos de filosofia. 2. ed. Moscovo: Edições Progresso, 1985.
ARAUJO, F.A.M.; CARVALHO, M.V.C. (2020). As significações do professor do ensino superior sobre as ações constitutivas do estudo na Pós-graduação em Educação. Movimento-Revista de Educação, Movimento-Revista de Educação, Niterói, ano 7, n. 14, Edição Especial, p.181-208, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22409/mov.v7i14.42698
ARAUJO, F. A. M. Eu me desenvolvo, tu te desenvolves, nós nos desenvolvemos: o desenvolvimento profissional do professor do ensino superior que vivenciou estudos na Pós-graduação em Educação. 2019. 314f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina-PI, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.29327/4324275
ARAUJO, F.A.M.; CARVALHO, M.V.C. (2021) A materialidade da prática educativa e as motivações do professor para a docência no ensino superior. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 2, 2021. DOI: 10.35819/tear.v10.n2.a5360 . Disponível em: https://doi.org/10.35819/tear.v10.n2
BURLATSKI, F. Fundamentos da filosofia marxista – leninista. Tradução de K. Asryants. Moscovo: Edições Progresso, 1987.
CHEPTULIN, A. A dialética materialista: categorias e leis da dialética. São Paulo: Alfa-Omega, 2004.
CONTRERAS, J. A autonomia de professores. Trad. de Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2012.
DAY, C. Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto, 2001.
ENGELS, F. A dialética da natureza. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
GARCIA, C. M. Formação de professores para uma mudança educativa. Porto: Porto, 1999.
KONSTANTINOV, F. V. Fundamentos da filosofia marxista-leninista. 3. ed. Tradução de João Alves Falcato. Moscovo: Novo Curso Editores, 1974.
KRAPÍVINE, V. V. O que é materialismo dialético? Moscovo: Progresso, 1986. (Coleção ABC dos Conhecimentos Sociais e Políticos).
LEFEBVRE, H. Lógica formal lógica dialética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
MOROSINI, M. C. Enciclopédia de pedagogia universitária – Glossário. Brasília: INEP: RIES, 2006. v. 2.
NÓVOA, A. formação contínua entre a pessoa-professor e a organização-escola. In: Inovação, v. 4 , n. 1, p. 63-76, 1991.
NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (org.). Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1992.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2014. (Coleção Docência em Formação).
PODOSSETNIK, V.; YAKHOT, O. Pequeno manual do materialismo dialético. São Paulo: Argumentos, 1967. (Coleção Estudos Contemporâneos, v. 05).
POLITZER, G.; BESSE, G.; LAVEING, M. Princípios fundamentais de filosofia. São Paulo: Hemus, 1970.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. Desenvolvimento profissional dos professores. In: FORMOSINHO, J. Formação de professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto, 2009.
OLIVEIRA, L. A acção-investigação e o desenvolvimento profissional dos professores: um estudo no âmbito da formação contínua. In: SÁ-CHAVES, I. (org). Percursos de formação e desenvolvimento profissional. Porto: Porto, 1997.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Francisco Antonio Machado Araujo, Maria Vilani Cosme de Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.