A proposta pedagógica de António Ribeiro Sanches:

a educação pública da Mocidade Portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v33n69a2019-50973

Palavras-chave:

António Ribeiro Sanches, Educação pública, Aristocracia, Jean-Jacques Rousseau, John Locke

Resumo

A proposta pedagógica de António Ribeiro Sanches: a educação pública da Mocidade Portuguesa

Resumo: Com as Cartas à Mocidade Portuguesa António Ribeiro Sanches define o seu lugar entre os filósofos que dedicaram os seus pensamentos à educação dos mais novos. Mas ao contrário de Locke, Rousseau ou Martinho de Mendonça, Sanches reorienta a sua atenção para a educação pública abrindo um caminho diferente de reflexão no âmbito da pedagogia e tornando mais clara a ligação entre educação e a preservação da sociedade enquanto fim. Este artigo pretende analisar a proposta pedagógica de Sanches tendo presente que, para o autor, ainda que todos devam ter acesso à educação pública, esta deve ser pensada de acordo com a condição social de cada um. Sanches assume, assim, a ideia de uma educação entendida como instrumento que garante eficácia na determinação, e perpetuação, do lugar que cada um ocupa na sociedade pela transmissão de conhecimentos e promoção de aptidões específicas para cada classe social.

Palavras-chave: António Ribeiro Sanches. Educação pública. Aristocracia. Jean-Jacques Rousseau. John Locke.

The pedagogical proposal of António Ribeiro Sanches: the public education of the Portuguese Youth

Abstract: With Cartas à Mocidade Portuguesa António Ribeiro Sanches defines his place among the philosophers who have devoted their thoughts to the education of the youngest. But unlike Locke, Rousseau or Martinho de Mendonça, Sanches reorients his attention to the public education by opening a different path of reflection in the field of pedagogy and making clearer the link between education and the preservation of society. This article intends to analyze the pedagogical proposal of Sanches, bearing in mind that, for the author, although all should have access to public education, this should be considered according to the social condition of each one. Sanches assumes, thus, the idea of an education understood as an instrument that guarantees effectiveness in determining, and perpetuating, the place that each occupies in society by transmitting knowledge and promoting specific skills for each social class.

Keywords: António Ribeiro Sanches. Public education. Aristocracy. Jean-Jacques Rousseau. John Locke.

La propuesta pegagógica de António Ribeiro Sanches: la educación pública de la Juventud Portuguesa

Resumen: Con las Cartas à Mocidade Portuguesa António Ribeiro Sanches define su lugar entre los filósofos que han dedicado sus pensamientos a la educación de los más jóvenes. A diferencia de Locke, Rousseau o Martinho de Mendoná, Sanches reorienta su atención a la educación pública abriendo un camino de reflexión diferente en el campo de la pedagogía y haciendo más claro el vínculo entre la educación y la preservación de la sociedad. Este artículo pretende analizar la propuesta pedagógica de Sanches, teniendo en cuenta que, para el autor, aunque todos deben tener acceso a la educación pública, esto debe ser considerado de acuerdo con la condición social de cada uno. Sanches asume la idea de una educación entendida como un instrumento que garantiza la eficacia en la determinación y perpetuación del lugar que cada uno ocupa en la sociedad mediante la transmisión de conocimientos específicos para cada clase social.

Palabras-clave: António Ribeiro Sanches. Educación pública. Aristocracia. Jean-Jacques Rousseau. John Locke.

Data de registro: 10/10/2019

Data de aceite: 20/04/2020

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Duarte, 00351 934204867

Doutoranda em Teoria do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (ULISBOA). Investigadora colaboradora em Teoria e História do Direito, Centro de Investigação da Universidade de Lisboa. Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa (IEP-UCP). Mestre em Filosofia pelo Birkbeck College, University of London. E-mail: claudiaeliasduarte@gmail.com   ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-0817-5310

Referências

EZZEL, M. John Locke’s Images of Childhood. In ASHCRAFT, R. (Ed.), John Locke Critical Assessments. London and New York: Routledge, 1991.

FILANGIERI, G. La Science de la Législation, Tome VI. Paris: Dufart, Imprimeur-Libraire, 1784.

LOCKE, J. Some Thoughts Concerning Education. Oxford: Oxford University Press, 2003.

ROUSSEAU, J.-J. Émile ou de l’Éducation. Paris: Charpentier Libraire-Éditeur, 1848.

SANCHES, A. Cartas sobre a Educação da Mocidade. Covilhã: Universidade da Beira Interior,2003. http://www.estudosjudaicos.ubi.pt/rsanches_obras/cartas_educacao_mocidade.pdf

SANTOS, L. Modernidade e actualidade no pensamento pedagógico de John Locke. In MALAFAIA, T. E FERREIRA, C. (Orgs.) A herança de Locke. Locke’s legacy. Lisboa: Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa, 2005.

YOLTON, J. Introduction. In Some Thoughts Concerning Education. Oxford: Oxford University Press, 2003.

Downloads

Publicado

2021-01-10

Como Citar

DUARTE, C. A proposta pedagógica de António Ribeiro Sanches: : a educação pública da Mocidade Portuguesa. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 33, n. 69, p. 1659–1694, 2021. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v33n69a2019-50973. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/50973. Acesso em: 11 dez. 2024.