Recatolizar a Nação: Intelectuais Católicos na Comissão Nacional do Livro Didático (1938-1969)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v33n68a2019-46925

Palavras-chave:

História da educação, Intelectuais católicos, Livro didático, Reação católica

Resumo

Recatolizar a Nação: Intelectuais Católicos na Comissão Nacional do Livro Didático (1938-1969)

Resumo: Este artigo analisa a presença de intelectuais católicos entre os membros da Comissão Nacional do Livro Didático (CNLD) como indício da relação de poder entre a Igreja Católica e o governo. Tal posição estratégica permite examinar, estimular, indicar e promover os livros didáticos na formação da nação, como aproximar a cultura católica dos princípios nacionalistas. Na primeira parte, apresentam-se sinais do movimento Reação Católica em torno do projeto de recatolizar a nação; na segunda, mostra-se a importância da CNLD entre os aparatos estatais em consonância com o projeto da construção institucional do governo; e, por fim, na terceira parte, indica-se a posição estratégica de intelectuais católicos na CNLD.

Palavras-chave: História da educação. Intelectuais católicos. Livro didático. Reação católica.

Recatolizing the Nation: Intellectual Catholics in the National Commission of the Didactic Book (1938-1969)

Abstract: This article analyzes the presence of Catholic intellectuals among the members of the National Textbook Commission (CNLD) as an indication of the power relationship between the Catholic Church and the government. Such a strategic position allows us to examine, stimulate, indicate and promote didactic books in the formation of the nation, how to bring Catholic culture closer to nationalist principles. In the first part, there are signs of the Catholic Reaction movement around the project to re-nation the nation; the second shows the importance of the CNLD among state apparatus in line with the government's institutional construction project; and, finally, in the third part, the strategic position of Catholic intellectuals in the CNLD is indicated.

Keywords: History of education. Catholic intellectuals. Textbook. Catholic reaction.

Recatolizar la Nación: Intelectuales Católicos en la Comisión Nacional del libro Didáctico (1938-1969)

Resumen: Este artículo analiza la presencia de intelectuales católicos entre los miembros de la Comisión Nacional del Libro Didáctico (CNLD) como indicio de la relación de poder entre la Iglesia Católica y el gobierno. Tal posición estratégica permite examinar, estimular, indicar y promover los libros didácticos en la formación de la nación, como aproximar la cultura católica de los principios nacionalistas. En la primera parte, se presentan señales del movimiento Reacción Católica en torno al proyecto de recatolizar la nación; en la segunda, se muestra la importancia de la CNLD entre los aparatos estatales en consonancia con el proyecto de la construcción institucional del gobierno; y, finalmente, en la tercera parte, se indica la posición estratégica de intelectuales católicos en la CNLD.

Palabras clave: Historia de la educación. Intelectuales católicos. Libro didáctico. Reacción católica.

Data de registro: 08/02/2019

Data de aceite: 02/03/2020

Financiamento: CAPES

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Biografia do Autor

Aldemir Barbosa da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutorando em Educação na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestre em Educação pela UDESC.  E-mail: maquiavel.sc@hotmail.com.

Celso João Carminati, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor no Departamento de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). E-mail: cjcarminati@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3638-5489.

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Publicado

2020-12-28

Como Citar

SILVA, A. B. da; CARMINATI, C. J. Recatolizar a Nação: Intelectuais Católicos na Comissão Nacional do Livro Didático (1938-1969). Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 33, n. 68, p. 885–924, 2020. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v33n68a2019-46925. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46925. Acesso em: 3 dez. 2024.