Reflexiones sobre el Método Paulo Freire. Más allá de un metodología, una praxis política

Autores

  • Miguel Ahumada Cristi Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
  • Xus Martín García Universidade de Barcelona (UB)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n66a2018-13

Palavras-chave:

Método Paulo Freire, Liberación, Praxis pedagógico-política

Resumo

Reflexiones sobre el Método Paulo Freire. Más allá de un metodología, una praxis política

A veces se enuncia a Paulo Freire como un metodólogo. Tal enunciado es solo en parte acertado, pues más allá de una simple metodología, la pedagogía de Freire es una praxis política. Para mostrar esto, que aunque parezca obvio no está tan claro en el ambiente académico, en el presente texto describiremos y reflexionaremos el método dialógico del profesor pernambucano; vale decir, haremos una comprensión crítica de las bases teóricas y la puesta en práctica de su idea de educación como liberación basada en el diálogo, su fundamentación y su praxis. En síntesis, el texto constituye un retrato comprensivo del método de concientización y de los fundamentos pedagógicos, filosóficos y políticos que respaldan a Freire.  

Palabras clave: Método Paulo Freire; Liberación; Praxis pedagógico-política 

Reflexões sobre o Método Paulo Freire. Para além de uma metodologia, uma práxis política.

Resumo: Em ocasiões Paulo Freire é enunciado como um 'metodólogo'. Tal enunciado é só em parte acertado, pois para além de uma simples metodologia, a pedagogia de Freire é uma práxis política. Para mostrar isto, que ainda pareça obvio não está tão claro no ambiente acadêmico, no presente texto descreveremos e refletiremos o método dialógico do professor pernambucano; isto é, faremos uma compreensão crítica das bases teóricas e da prática da ideia de educação como liberação baseada no diálogo, sua fundamentação e sua práxis. Em síntese, o texto constitui um retrato compreensivo do método de conscientização e dos fundamentos pedagógicos, filosóficos e políticos que respaldam a Freire.

Palavras chave: Método Paulo Freire; Llibertação; Práxis político-pedagógica.

Reflections on Paulo Freire’s method: more than a methodology, a political praxis.

ABSTRACT: Sometimes Paulo Freire is mentioned as a methodologist. Such statement is only partially correct, because more than a simple methodology, Freire’s pedagogy is a political praxis. To prove it, which seems to be obvious but it’s not so clear, in this article we will describe and reflect on the dialogical method of the pernambucano professor; it is worth saying, we will make a critical comprehension of the theoretical basis and the practical result of his idea of education as a liberation based on the dialog, its fundamentation and praxis. In short, the text contitutes a comprehensive portrait of the method of awareness and the pedagogical, philosophical and political foundations that support Freire.

KEYWORDS: Paulo Freire Method; Liberation; Pedagogical praxis-politics.

Data de registro: 17/01/2018

Data de aceite: 23/05/2018

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguel Ahumada Cristi, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Doutor em Educação e Sociedade pela Universidade de Barcelona (UB). Professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Xus Martín García, Universidade de Barcelona (UB)

Doutora em Educação pela Universitat de Barcelon. Professora da Facudade de Pedagogia Universidade de Barcelona (UB). 

Referências

AHUMADA, M., Adaptación del método de Paulo Freire para la formación de adolescentes. Tesis de Doctorado, Universidad de Barcelona, 2015.

BRANDÃO, C., O que é o método Paulo Freire? São Paulo: Brasiliense, 1991.

BRANDÃO, C., Paulo Freire, o menino que lia o mundo. Uma história de pessoas, de letras e de palavras. São Paulo: UNESP, 2005.

FRANZI, J., Experiência e educação: contribuições de Paulo Freire para a educação de pessoas jovens e adultas. Dissertação, Universidade Federal de São Carlos, 2007.

FREIRE, A., Paulo Freire: vida e obra. São Paulo: Vila das Letras, 2006.

FREIRE, P., A África ensinando a gente. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

FREIRE, P., À sombra desta mangueira. São Paulo: Olhos d’Água, 1995.

FREIRE, P., Cartas a Guinea Bissau: registro de uma experiência em processo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

FREIRE, P., Conscientização: teoria e prática da libertação. São Paulo: Cortez & Moraes, 1980.

FREIRE, P., Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

FREIRE, P., Educação e mudança. São Paulo: Paz e Terra, 1986.

FREIRE, P., Extensão ou comunicação. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, P., La importancia de leer y el proceso de liberación. México DF: Siglo XXI, 2001a.

FREIRE, P., Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2005a.

FREIRE, P., Pedagogia da Tolerância. Petrópolis: Vozes, 2005b.

FREIRE, P., Pedagogía de la esperanza. Un reencuentro con la pedagogía del oprimido. México DF: Siglo XXI, 2007.

FREIRE, P., Pedagogía del Oprimido. México DF: Siglo XXI, 2008.

FREIRE, P., Política y Educación. 5ta ed. México D.F., Siglo XXI, 2001b.

FREIRE, P.; BETTO, F., Essa escola chamada vida: depoimentos ao repórter Ricardo Kotscho. São Paulo: Ática, 1986.

FREIRE, P.; FAUNDEZ, F., Por uma pedagogia da pergunta. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, P.; GUIMARÃES, S., Sobre educação: diálogos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

FREIRE, P.; HORTON, M., O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. Petrópolis: Vozes, 2005

FREIRE, P.; MACEDO, D., Alfabetização, leitura do mundo leitura da palavra. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

FROMM, E., El corazón del hombre. México DF: FCE, 1967.

FROMM, E., Marx y su concepto del hombre. México D.F.: FCE, 1994.

LOYOLA, F.; BORGES, C., A pedagogia de Pula Freira ou quando a educação se torna um ato político. Em: GAUTHIER, C., TARDIFF, M., A pedagogia: teoria e práticas desde a antiguidade aos nossos dias. Petrópolis: Vozes, 2014.

MARX, K., Manuscritos filosófico-económicos. En: Fromm, E., Marx y su concepto del hombre. México D.F.: Fondo de Cultura Económica, 1994.

REYES, J., En torno a Paulo Freire. Aspectos filosóficos de su pensamiento y aportes a la reflexión de raíz latinoamericana. Tesis, Pontificia Universidad Católica de Chile, 1995.

SOUZA, A. (org.), Paulo Freire: vida e obra. São Paulo: Expressão Popular, 2002.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

CRISTI, M. A.; GARCÍA, X. M. Reflexiones sobre el Método Paulo Freire. Más allá de un metodología, una praxis política. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 32, n. 66, p. 1273–1306, 2018. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n66a2018-13. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41017. Acesso em: 23 nov. 2024.