A escrita como atividade estética de professoras em formação continuada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n66a2018-04

Palavras-chave:

Formação de professores, Autoria, Estética

Resumo

A escrita como atividade estética de professoras em formação continuada

O presente artigo discute, com base na teoria estética de Mikhail Bakhtin, a produção escrita de professoras da educação infantil, em um contexto de formação continuada em serviço. Nosso objetivo é discutir como a perspectiva estética da linguagem auxilia a pensar o papel da escrita criativa nos percursos de uma formação docente, do ponto de vista da autoria e da relação com a alteridade.

Palavras-chave: Formação de professores; Autoria; Estética. 

The writing as an aesthetic activity of teachers in continuing education

Abstract: Based on the aesthetic theory of Mikhail Bakhtin, the present article discusses the written production from teachers of early childhood education, in the context of an on going formation project. Our goal is to discuss how the aesthetic assists in thinking about writing on the path of a teacher formation, according with authorship and the relation with otherness.

Keywords: Teacher education; Authorship; Aesthetic.

L'écriture comme activité esthétique des enseignants en formation continue

Résumé: Cet article traite, basé sur la théorie esthétique de Mikhail Bakhtin, la production écrite des enseignants de l'éducation infantile dans un contexte de formation continue en service. Notre objectif est discuter comment la perspective esthétique du langage aide à penser le rôle des cours de création littéraire dans une formation des enseignants du point de vue de l'auteur et la relation avec l'altérité.

Mots-clés: Formation des enseignants; Auteur; Esthétique.

Data de registro: 15/08/2017

Data de aceite: 21/02/2018

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paloma Dias Silveira, Universidade Feevale (FEEVALE)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Curso de Pedagogia da Universidade FEEVALE.

Margarete Axt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora titular aposentada do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Departamento de Estudos Especializados (UFRGS).

Referências

AMORIM, M. Memória do Objeto: uma transposição bakhtiniana e algumas questões para a educação. In: Revista Bakhtiniana, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 8-22, 2009.

AMORIM, M. Cronotopo e Exotopia. In: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006.

AMORIM, M.. O Pesquisador e seu Outro: Bakhtin nas ciências humanas. São Paulo: Musa Editora, 2004.

AXT, M. Do Pressuposto Dialógico na Pesquisa: o lugar da multiplicidade da formação (docente em rede). In: Informática na Educação: teoria & prática. Porto Alegre, v. 11, nº. 1, p. 91-104, jan./jun., 2008. https://doi.org/10.22456/1982-1654.8242

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 4ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, M. Questões de Literatura e Estética: a teoria do romance. Tradução de Aurora Fornoni Bernadini et al. 4ª edição. São Paulo: UNESP, 1998.

BARROS, M. de. Memórias Inventadas: as infâncias de Manoel de Barros. São Paulo: Planeta do Brasil, 2010.

BARROS, M. de. Poesia completa. São Paulo: Leya, 2010.

BUFREM, L.; CARVALHO, C. Arte como conhecimento/saber sensível na formação de professores. In: SCHLINDWEIN, L. M.; SIRGADO, A. P. (org.). Estética e pesquisa: formação de profesores. Itajaí: Editora UNIVALI; Editora Maria do Cais, 2006.

SCHLINDWEIN, L. M. Sobre estética e formação docente: algunas considerações. In: SCHLINDWEIN, L. M.; SIRGADO, A. P. (org.). Estética e pesquisa: formação de profesores. Itajaí: Editora UNIVALI; Editora Maria do Cais, 2006.

TEZZA, C. Sobre O Autor e o Herói – um roteiro de leitura. In: FARACO, Carlos Alberto; TEZZA, Cristóvão; CASTRO, Gilberto de; (orgs.). Diálogos com Bakhtin. 4ª edição. Curitiba: UFPR, 2007.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

SILVEIRA, P. D.; AXT, M. A escrita como atividade estética de professoras em formação continuada. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 32, n. 66, p. 1027–1050, 2018. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n66a2018-04. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/39398. Acesso em: 27 jul. 2024.