A escrita como atividade estética de professoras em formação continuada
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n66a2018-04Palavras-chave:
Formação de professores, Autoria, EstéticaResumo
A escrita como atividade estética de professoras em formação continuada
O presente artigo discute, com base na teoria estética de Mikhail Bakhtin, a produção escrita de professoras da educação infantil, em um contexto de formação continuada em serviço. Nosso objetivo é discutir como a perspectiva estética da linguagem auxilia a pensar o papel da escrita criativa nos percursos de uma formação docente, do ponto de vista da autoria e da relação com a alteridade.
Palavras-chave: Formação de professores; Autoria; Estética.
The writing as an aesthetic activity of teachers in continuing education
Abstract: Based on the aesthetic theory of Mikhail Bakhtin, the present article discusses the written production from teachers of early childhood education, in the context of an on going formation project. Our goal is to discuss how the aesthetic assists in thinking about writing on the path of a teacher formation, according with authorship and the relation with otherness.
Keywords: Teacher education; Authorship; Aesthetic.
L'écriture comme activité esthétique des enseignants en formation continue
Résumé: Cet article traite, basé sur la théorie esthétique de Mikhail Bakhtin, la production écrite des enseignants de l'éducation infantile dans un contexte de formation continue en service. Notre objectif est discuter comment la perspective esthétique du langage aide à penser le rôle des cours de création littéraire dans une formation des enseignants du point de vue de l'auteur et la relation avec l'altérité.
Mots-clés: Formation des enseignants; Auteur; Esthétique.
Data de registro: 15/08/2017
Data de aceite: 21/02/2018
Downloads
Referências
AMORIM, M. Memória do Objeto: uma transposição bakhtiniana e algumas questões para a educação. In: Revista Bakhtiniana, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 8-22, 2009.
AMORIM, M. Cronotopo e Exotopia. In: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006.
AMORIM, M.. O Pesquisador e seu Outro: Bakhtin nas ciências humanas. São Paulo: Musa Editora, 2004.
AXT, M. Do Pressuposto Dialógico na Pesquisa: o lugar da multiplicidade da formação (docente em rede). In: Informática na Educação: teoria & prática. Porto Alegre, v. 11, nº. 1, p. 91-104, jan./jun., 2008. https://doi.org/10.22456/1982-1654.8242
BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 4ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, M. Questões de Literatura e Estética: a teoria do romance. Tradução de Aurora Fornoni Bernadini et al. 4ª edição. São Paulo: UNESP, 1998.
BARROS, M. de. Memórias Inventadas: as infâncias de Manoel de Barros. São Paulo: Planeta do Brasil, 2010.
BARROS, M. de. Poesia completa. São Paulo: Leya, 2010.
BUFREM, L.; CARVALHO, C. Arte como conhecimento/saber sensível na formação de professores. In: SCHLINDWEIN, L. M.; SIRGADO, A. P. (org.). Estética e pesquisa: formação de profesores. Itajaí: Editora UNIVALI; Editora Maria do Cais, 2006.
SCHLINDWEIN, L. M. Sobre estética e formação docente: algunas considerações. In: SCHLINDWEIN, L. M.; SIRGADO, A. P. (org.). Estética e pesquisa: formação de profesores. Itajaí: Editora UNIVALI; Editora Maria do Cais, 2006.
TEZZA, C. Sobre O Autor e o Herói – um roteiro de leitura. In: FARACO, Carlos Alberto; TEZZA, Cristóvão; CASTRO, Gilberto de; (orgs.). Diálogos com Bakhtin. 4ª edição. Curitiba: UFPR, 2007.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Paloma Dias Silveira, Margarete Axt
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.