Sobre coautoria, produtivismo e performatividade

um exercício crítico-hermenêutico

Autores

  • Murilo Mariano Vilaça Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Alexandre Palma Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n60a2016-p917a949

Palavras-chave:

Educação, Coautorias, Produtivismo, Performatividade

Resumo

Resumo: Neste artigo, abordamos o tema da colaboração acadêmico-científica por meio de coautoria no contexto atual marcado pela pressão por publicação. A partir da problematização do texto de Lopes e Costa (2012), nosso objetivo é desenvolver uma análise hermenêutica e crítica do tema através da revisão da literatura especializada e de uma reflexão teórica, a fim de prover elementos para a compreensão de uma prática tida como complexa. Como conclusão, inferimos que a prática de coautoria, dada a sua importância e caracterização, demanda abordagens teórico-empíricas cuidadosas e sistemáticas, o que ainda não tem sido feito na área de educação.

Palavras-chave: Educação; Coautorias; Produtivismo; Performatividade.

 

On co-authorship, produtivism, and performativity: a hermeneutic and critical exercise

Abstract: In this paper, we approach the issue of academic and scientific collaboration through co-authorship in the current context typified by the pressure to publish. From the problematization of the paper by Lopes and Costa (2012), our goal is to develop a critical-hermeneutic analysis of the subject by reviewing the literature and a theoretical reflection, in order to provide elements for understanding of a practice seen as complex. In conclusion, we infer that the practice of co-authorship, given its importance and characterization, demand an careful and systematic theoretical and empirical approaches, which has not been done in the education field.

Keywords: Education; Co-Authorship; Produtivism; Performativity.

 

Acerca de coautoría, productivismo y performatividad: um ejercício hermenêutico y crítico

Resumen: En este artículo se aborda la cuestión de la colaboración académica y científica a través de coautoría en el contexto actual marcado por la presión por publicar. Al cuestionar el artículo de Lopes texto y Costa (2012), nuestro objetivo es desarrollar un análisis hermenéutico y crítica del tema mediante la revisión de la literatura y de una reflexión teórica, con el fin de proporcionar elementos para la comprensión de una práctica considerada compleja. En conclusión, se deduce que la práctica de la coautoría, por su importancia e caracterización, requiere enfoques teóricos y análisis empíricos de manera cuidadosa y sistemática, que no se ha hecho en el área de la educación.

Palavras clave: Educación; Coautoría; Productivismo; Performatividad.

 

Data de registro: 17/09/2013

Data de aceite: 22/07/2015

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Murilo Mariano Vilaça, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz. Professor Colaborador da Pós-Graduação (lato sensu) em Pedagogia Crítica da Educação Física.

Alexandre Palma, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz. Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Referências

ALCADIPANI, R. Resistir ao produtivismo: uma ode à perturbação Acadêmica. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 9, n. 4, p. 174–1178, Dez. 2011.

BALL, S. J. Profissionalismo, gerencialismo e performatividade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 126, p. 539 – 564, 2005. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742005000300002>. Acesso em: 17 jun. 2013.

BARTNECK, C.; KOKKELMANS, S. Detecting h-index manipulation through self-citation analysis. Scientometrics, v. 87, issue 1, p. 85 – 98, April, 2011. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1007/s11192-010-0306-5>. Acesso em: 17 jun. 2013.

BIANCHETTI, L.; ZUIN, A. A. S. O intelectual universitário e seu trabalho em tempos de "pesquisa administrada". Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 28, n. 3, p. 55 – 75, 2012. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982012000300003>. Acesso em: 17 jun. 2013.

CAMARGO JR., K. R.; COELI, C. M. Múltipla autoria: crescimento ou bolha inflacionária?. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 46, n. 5, p. 894 – 900, 2012. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102012000500017>. Acesso em: 17 jun. 2013.

CARNEIRO, M. A. A.; CANGUSSÚ, S. D.; FERNANDES, G W. Ethical abuses in the authorship of scientific papers. Revista Brasileira de Entomologia, São Paulo, v. 51, n. 1, p. 1 – 5, jan./mar. 2007.

CASTIEL, L. D.; SANZ-VALERO, J. Política científica: manejar la precariedad de los excesos y desnaturalizar la ideología "publicacionista" todopoderosa. Salud Colectiva, Lanús, v. 5, n. 1, p. 5 – 11, jan./abr. 2009.

CNPq. Relatório da Comissão de Integridade de Pesquisa do CNPq, 2011. Disponível em: <http://www.cnpq.br/documents/10157/a8927840-2b8f-43b9-8962-5a2ccfa74dda>. Acesso em: 12 jan. 2013.

DE MEIS, L. et al. The growing competition in brazilian science: rites of passage, stress and burnout. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, Ribeirão Preto, v. 36, n. 9, p. 1135 – 1141, set. 2003. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0100-879X2003000900001>. Acesso em: 17 jun. 2013.

ELLIOTT, C.; LANDA, S. What’s wrong with ghostwriting? Bioethics, v. 24, n. 6, p. 284 – 286, 2010. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1111/j.1467-8519.2010.01828.x>. Aecesso em: 17 jun. 2013.

ESPOSITO, R. O paradigma da imunização. In: ______. Biopolítica e filosofia. Lisboa: Edições 70, 2010. p. 73 – 116.

ESTEVES, B. Os alquimistas. Químicos acusados de forjar resultados de onze estudos colocam o Brasil no mapa da fraude científica mundial. Revista Piauí, São Paulo, Edição 60, p. 48 – 54, set. 2011. Disponível em: <http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-60/anais-da-ciencia/os-alquimistas>. Acesso em: 12 jan. 2013.

EUROPEAN SCIENCE FOUNDATION (ESF). The European Code of Conduct for Research Integrity, march 2011. Disponível em: <http://www.esf.org/publications/corporate-publications.html>. Acesso em: 12 jan. 2013.

FANELLI, D. Do pressures to publish increase scientists’ bias? An empirical support from US states data. PLoS ONE, v. 5, issue 4, p. 1 – 7, 2010. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0010271>. Acesso em: 17 jan. 2013.

FAPESP. Código de boas práticas científicas, 2011. Disponível em: <http://www.fapesp.br/boaspraticas/codigo_fapesp0911.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2013.

FREITAS, M. E. O pesquisador hoje: entre o artesanato intelectual e a produção em série. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 9, n. 4, p.1158 – 1163, dez. 2011.

GLÄNZEL, W.; SCHUBERT, A. Analyzing scientific networks through co-authorship. In: MOED, H. F. et al. (Ed.). Handbook of quantitative science and technology research. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2004. p. 257 – 276.

GODOI, C. K.; XAVIER, W. G. O produtivismo e suas anomalias. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 456 – 465, jun. 2012.

GORENSTEIN, C. Quem paga o impacto? Considerações sobre conflitos de interesses. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 25, n. 3, set. 2003. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462003000300002>. Acesso em: 17 jun. 2013.

GRIEGER, M. C. A. Authorship: an ethical dilemma of science. Sao Paulo Medical Journal, São Paulo, v. 123, n. 5, p. 242 – 246, set./nov. 2005. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1516-31802005000500008>. Acesso em: 17 jun. 2013.

GRIEGER, M. C. A. Escritores-fantasma e comércio de trabalhos científicos na internet: a ciência em risco. Revista da Associação Médica Brasileira, São Paulo, v. 53, n. 3, p. 247 – 251, maio/jun. 2007. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0104-42302007000300023>. Acesso em: 17 jun. 2013.

HABERMAS, J. Técnica e ciência como “Ideologia”. Lisboa: Edições 70, 1997.

IOANNIDIS, J. P. A. Measuring co-authorship and networking-adjusted scientific impact. PLoS One, v. 3, issue 7, p. 1 – 8, jul. 2008. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0002778>. Acesso em: 17 jan. 2013.

KERBAUY, R. R. Autoria e co-autoria: efeitos negativos e positivos. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 22, n. 1, p. 89-94, jan./mar. 2005. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/s0103-166x2005000100010>. Acesso em: 17 jan. 2013.

KUENZER, A. Z.; MORAES, M. C. M. de. Temas e tramas na pós-graduação em educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 93, p. 1341-1362, set./dez. 2005. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302005000400015>. Acesso em: 17 jan. 2013.

LEVIN, J. Estatística aplicada a ciências humanas. 2. ed. São Paulo: Harbra, 1987.

LOPES, A. C.; COSTA, H. H. C. A produção bibliográfica em coautoria na área de educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 51, p. 717 – 730, set./dez. 2012.

LYOTARD, J-F. A condição pós-moderna. 13. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2011.

MADDOX, J. Making publication more respectable. Nature, v. 369, p. 353, jun. 1994. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1038/369353a0>. Aceso em: 17 jan. 2013.

MASSAD, E. et al. Métodos quantitativos em medicina. Barueri: Manole, 2004.

MELLO, C. M.; CRUBELLATE, J. M.; ROSSONI, L. Dinâmica de relacionamento e prováveis respostas estratégicas de programas brasileiros de pós-graduação em administração à avaliação da Capes: proposições institucionais a partir da análise de redes de co-autorias. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 14, n. 3, p. 43 – 457, maio/jun. 2010. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552010000300004>. Acesso em: 17 jan. 2013.

MIRANDA, A.; SIMEÃO, E.; MUELLER, S. Autoria coletiva, autoria ontológica e intertextualidade: aspectos conceituais e tecnológicos. Ciência da Informação, Brasília, v. 26, n. 2, p. 35 – 45, maio/ago. 2007.

NATURE. Pitfalls of co-authorship. Nature, v. 372, p. 390, Dez. 1994. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1038/372390a0>. Acesso em: 17 jun. 2013.

PRATHAP, G.; LEYDESDORFF, L. The world of science according to performance indicators based in percentile ranking normalization. Journal of Scientometric Research, v. 1, issue 1, p. 53 – 59, Set./Dez. 2012.

QUIMET, M.; BÉDARD, P-O.; GÉLINEAU, F. Are the h-index and some of its alternatives discriminatory of epistemological beliefs and methodological preferences of faculty members? The case of social scientists in Quebec. Scientometrics, v. 88, issue 1, p. 91–106, Jul. 2011.

ROLAND, M-C. Publish and perish. Hedging and fraud in scientific discourse. EMBO Reports, v. 8, n. 5, p. 424 – 428, 2007.Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1038/sj.embor.7400964>. Acesso em: 17 jan. 2013.

ROSSONI, L.; GUARIDO FILHO, E. R. Cooperação entre programas de pós-graduação em administração no Brasil: evidências estruturais em quatro áreas temáticas. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 13, n. 3, p. 366 – 390, jul./ago. 2009.

SANTOS, L. H. L. S. Sobre integridade ética da pesquisa. FAPESP, abril 2011. Disponível em: <http://www.fapesp.br/6566>. Acesso em: 12 jan. 2013.

SERRA, F. A. R.; FIATES, G. G.; FERREIRA, M. P. Publicar é difícil ou faltam competências? O desafio de pesquisar e publicar em revistas científicas na visão de editores e revisores internacionais. Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 9, n. 4, p. 32 – 55, maio/jun. 2008.

SGUISSARDI, V. A avaliação defensiva no “modelo CAPES de avaliação” – É possível conciliar avaliação educativa com processos de regulação e controle do Estado?. Perspectiva, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 49 – 88, jan/jun. 2006.

SOUSA, S. Z.; BIANCHETTI, L. Pós-graduação e pesquisa em educação no Brasil: o protagonismo da ANPEd. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v.12, n.36, p. 389 – 409, set./dez. 2007.

STENECK, N. H. ORI Introduction to the responsible conduct of research, Aug. 2007. Disponível em: <http://ori.hhs.gov/documents/rcrintro.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2013.

TREIN, E.; RODRIGUES, J. O mal-estar na academia: produtivismo científico, o fetichismo do conhecimento-mercadoria. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 48, p. 769-819, set./dez. 2012.

VILAÇA, M. M.; PALMA, A. Diálogo sobre cientometria, mal-estar na academia e a polêmica do produtivismo. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 53, p. 467 – 484, abr./jun. 2013.

VILAN FILHO, J. L.; SOUZA, H. B.; MUELLER, S. Artigos de periódicos das áreas de informação no Brasil: evolução da produção e da autoria múltipla. Perspectivas em Ciências da Informação, Belo Horizonte, v. 13, n. 2, p. 2 – 7, maio/ago. 2008.

Downloads

Publicado

2016-11-16

Como Citar

VILAÇA, M. M.; PALMA, A. Sobre coautoria, produtivismo e performatividade: um exercício crítico-hermenêutico. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 30, n. 60, p. 917–949, 2016. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n60a2016-p917a949. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/23643. Acesso em: 22 jul. 2024.