Sobre coautoria, produtivismo e performatividade

um exercício crítico-hermenêutico

Autores

  • Murilo Mariano Vilaça Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Alexandre Palma Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n60a2016-p917a949

Palavras-chave:

Educação, Coautorias, Produtivismo, Performatividade

Resumo

Resumo: Neste artigo, abordamos o tema da colaboração acadêmico-científica por meio de coautoria no contexto atual marcado pela pressão por publicação. A partir da problematização do texto de Lopes e Costa (2012), nosso objetivo é desenvolver uma análise hermenêutica e crítica do tema através da revisão da literatura especializada e de uma reflexão teórica, a fim de prover elementos para a compreensão de uma prática tida como complexa. Como conclusão, inferimos que a prática de coautoria, dada a sua importância e caracterização, demanda abordagens teórico-empíricas cuidadosas e sistemáticas, o que ainda não tem sido feito na área de educação.

Palavras-chave: Educação; Coautorias; Produtivismo; Performatividade.

 

On co-authorship, produtivism, and performativity: a hermeneutic and critical exercise

Abstract: In this paper, we approach the issue of academic and scientific collaboration through co-authorship in the current context typified by the pressure to publish. From the problematization of the paper by Lopes and Costa (2012), our goal is to develop a critical-hermeneutic analysis of the subject by reviewing the literature and a theoretical reflection, in order to provide elements for understanding of a practice seen as complex. In conclusion, we infer that the practice of co-authorship, given its importance and characterization, demand an careful and systematic theoretical and empirical approaches, which has not been done in the education field.

Keywords: Education; Co-Authorship; Produtivism; Performativity.

 

Acerca de coautoría, productivismo y performatividad: um ejercício hermenêutico y crítico

Resumen: En este artículo se aborda la cuestión de la colaboración académica y científica a través de coautoría en el contexto actual marcado por la presión por publicar. Al cuestionar el artículo de Lopes texto y Costa (2012), nuestro objetivo es desarrollar un análisis hermenéutico y crítica del tema mediante la revisión de la literatura y de una reflexión teórica, con el fin de proporcionar elementos para la comprensión de una práctica considerada compleja. En conclusión, se deduce que la práctica de la coautoría, por su importancia e caracterización, requiere enfoques teóricos y análisis empíricos de manera cuidadosa y sistemática, que no se ha hecho en el área de la educación.

Palavras clave: Educación; Coautoría; Productivismo; Performatividad.

 

Data de registro: 17/09/2013

Data de aceite: 22/07/2015

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Biografia do Autor

Murilo Mariano Vilaça, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz. Professor Colaborador da Pós-Graduação (lato sensu) em Pedagogia Crítica da Educação Física.

Alexandre Palma, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz. Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2016-11-16

Como Citar

VILAÇA, M. M.; PALMA, A. Sobre coautoria, produtivismo e performatividade: um exercício crítico-hermenêutico. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 30, n. 60, p. 917–949, 2016. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n60a2016-p917a949. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/23643. Acesso em: 21 dez. 2024.