O tempo, o trabalho e o ser social professor pesquisador
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n55a2014-p445-472Palavras-chave:
Tempo contemporâneo. Mundialização da economia. Intensificação do trabalho. Trabalho docente.Resumo
*Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Livredocente em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Professor da Universidade Federal de São Carlos e Senior Research Fellow na Mercer University (GA-US).
**Doutor em Filosofia e História da Educação pela Unicamp. Professor na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia.
O tempo, o trabalho e o ser social professor pesquisador
Resumo:Â Este artigo tenta analisar o movimento da dimensão do tempo contemporâneo na sociedade capitalista. A existência da humanidade no presente e suas prerrogativas, utopias, sonhos e desejos aponta o desafio da percepção de um conceito de tempo como uma construção cultural de base materialista. Esses são pressupostos utilizados para uma crítica radical às condições de trabalho na Instituição Universitária Pública Brasileira. A mundialização da economia expressa pelo capital financeiro redefine o conceito de tempo, acelerando-o aos interesses da reprodução desenfreada do capital, impondo processos perversos no cotidiano educacional responsáveis pelo crescimento do estranhamento no trabalho dos professores.
Palavras-chave: Tempo contemporâneo. Mundialização da economia. Intensificação do trabalho. Trabalho docente.
O tempo, o trabalho e o ser social professor pesquisador
Abstract: This article attempts to analyze the movement of the time dimension in contemporary capitalist society. The existence of humanity in the present and its prerogatives, dreams and desires shows the challenge the perception of a concept of time as a cultural construction of base materialism. These are assumptions for a radical critique of working conditions in the Brazilian Public Higher Education Institution. The globalization of the economy expressed by finance capital redefines the concept of time, accelerating it to the interests of uncontrolled reproduction of capital, imposing evil in everyday educational processes responsible for growing estrangement in the work of teachers.
Keywords: Contemporary time. Globalization of the economy. Intensifying work. Teaching.
Data de registro: 14/12/2012
Data de aceite: 19/06/2013
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