O enfoque holístico do curriculo e o novo papel do professor

Autores

  • Maria de Lourdes Aimada Prestes Universidade Federal de Uberlandia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v2a1988-1944

Palavras-chave:

holístico, professor

Resumo

[...] No currículo, fala-se muito de conteúdos, e sabemos que não são muito difíceis de mudar. Têm mudado muito nos últimos anos e mudarão ainda mais. Muitas vezes, a mudança não é tão profunda como gostaríamos, porque o professor sempre tende a utilizar os materiais que conhecia quando era, ainda, estudante. Por outro lado, o professor de 1o e 2o graus, por exemplo, dispõe de pouco tempo para se preparar em coisas mais modernas mais atualizadas. De todo modo, se nota uma mudança relativamente grande no currículo. Ultimamente, a introdução de calculadora e computadores – a preços muito módicos e com possibilidade para fazer simulações interessantes – vai tendo profunda influência no currículo de todos os países, o que tende a aumentar mais nos próximos anos e em todas as disciplinas. Quando se fala de currículo, fala-se muito de métodos. Mas, sabemos que o método é mais difícil de mudar. [...]

Palavras-chave: Professor; Alunos; Currículo; Componente curricular; Holístico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

APPLE, Michael. Ideologia e Currículo. São Paulo, Brasiliense, 1982.

EISNER, Eliot W. Conflicting Conceptions of Curriculum. Barkeley, McCuhan, 1974.

HANNA, Paul R. “Proposed” – A National Comission for Curriculum Research and Development. New York, Phi-Delta-Kappa, 42:332, maio 1961.

HUET, Aparecida Barco Soler. Problematizações Relativas ao Currículo. IN: GAROTTI, llar. Tendências e Prioridades de Currículo na Realidade brasileira (Textos para reflexões). Uberlândia, Universidade Federal, Departamento de Pedagogia, (s.d.).(mimeo)

KCOPMAN, Robert G. Desarrollo del Curriculum. Buenos Aires, Troquel, 1968.

SAYLOR, J. Galen&ALEXANDER, William M. Planeaiento del currículo en la escuela moderna. Buenos Aires, Troquel, 1981.

Downloads

Publicado

2009-04-09

Como Citar

PRESTES, M. de L. A. O enfoque holístico do curriculo e o novo papel do professor. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 2, n. 4, p. 49–61, 2009. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v2a1988-1944. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1944. Acesso em: 23 nov. 2024.