DA NATUREZA E DA DENSIDADE DO HUMANO NA PEDAGOGIA DE ROUSSEAU

Autores

  • Marlene de Souza Dozol Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n51a2012-p47a70

Resumo

Georges Gusdorf, na segunda parte de L' avénement des sciences humanies ao siécle des lumiéres (A ascensão das ciências humanas no século das luzes), afirma que a pedagogia rousseauniana é "compreensiva e global". A proposta do presente trabalho é entender tal afirmação, ou seja, de que maneira Rousseau, por meio de uma ambígua ideia de natureza humana, vai além das teorias materialistas e sensualistas do seu tempo e edifica um conceito de formação que compreende desde profundas questões metafísicas, instigantes desdobramentos biológicos e psicológicos, até considerações líricas das paisagens do mundo físico. Trata-se aqui de esclarecer a utopia pedagógica que, não ignorando as diversas dimensões do humano, procurou fundir o corpo e o entendimento sem dissolver as recorrências da sensibilidade. As implicações ético-morais daí advindas aparecem como condição para uma outra utopia: aquela, de caráter político e social.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. O Iluminismo francês. In: ______. História da Filosofia. Lisboa: Editorial Presença, 1994.

BURGELIN, Pierre. Émile ou d'éducation - introductions. In: ______. Oeuvres completes. Paris: Pléiade, 1969.

CONDILLAC, Étienne Bonnot. Traité des sensations. In: ______. Ouevres Philosophiques de Condillac. Paris: Presses Universitaire de France, 1951.

CONDORCET, Jean-Antonio-Nicolas de Caritat. Esboço de um quadro histórico dos progressos do espírito do humano. Campinas: Editora da UNICAMP, 1993.

DIDEROT, Diderot. Carta sobre os cegos. In: ______. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

DOZOL¸ Marlene de Souza. Da Figura do Mestre. Campinas: Autores Associados; São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003.

______. Rousseau - Educação: a máscara e o rosto. Petrópolis: Vozes, 2006.

GROSRICHARD, Alain. Na noite das luzes. In: NOVAES, Adauto (Org.). A crise da razão. São Paulo: Cia das letras; Brasília: MEC; Rio de Janeiro: FUNARTE, 1996.

GUSDORF, Georges. L' avénement des sciences humanies ao siécle dês lumiéres. Paris: Payot, 1973.

HAZARD, Paul. Diderot. In:______. O pensamento europeu no século XVIII. Lisboa: Editorial Presença, 1983.

HELVÉTIUS, Claude-Adrien. Do espírito. In: ______. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

HOLBACH, Baron de. De la idolatria o el deísmo, de la omnipotencia y de lãs causas finales. In: ______. Sistema de la naturaleza. Buenos Aires: Lautaro, 1946.

LOCKE, John. Ensaio acerca do entendimento humano. In: ______. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

METTRIE, Julien-Offray de La. El hombre-maquina. In: ______. Obra filosófica. Madrid: Editora nacional, 1983.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre as ciências e as artes. In: ______. Obras. Rio de Janeiro: Globo, 1958.

______. Do Contrato Social. In:______. Obras. Rio de Janeiro: Globo, 1958.

______. As confissões. São Paulo: Atenas, 1959.

______. Emílio ou Da Educação. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992.

______. Júlia ou A Nova Heloísa. São Paulo: Hucitec; Campinas: Editora da Unicamp, 1994.

______. Emílio e Sofia ou Os solitários. Porto Alegre: Paraula, 1994.

______. Devaneios do caminhante solitário. Brasília: Editora da UnB, 1995.

VOLTAIRE, François Marie Arouet. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1984

Data de registro: 30/03/2011

Data de aceite: 15/06/2011

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-12

Como Citar

DOZOL, M. de S. DA NATUREZA E DA DENSIDADE DO HUMANO NA PEDAGOGIA DE ROUSSEAU. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 26, n. 51, p. 47–70, 2012. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n51a2012-p47a70. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17597. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Jean-Jacques Rousseau