A questão freireana da educação como práxis político-filosófica
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v9n17a1995-1005Palavras-chave:
Marxismo, Paulo Freire, Filosofia da práxis, Política da educaçãoResumo
Não nos dirigimos, neste texto, ao tratamento da crise das forças políticas que envolveram o regime socialista. mas abordamos, sim, a conseqüente transformação do Marxismo, na qual posicionamos a política educacional formulada por Paulo Freire. Respondendo. no campo da educação, a tais transformações, sua política educacional tem, na "filosofia da práxis", o esteio filosófico que, varando do século XX, faz-se frente absoluta para que o velho Marx, renovado, possa ser pensado também no século XXI. Pretendemos, assim, dar uma contribuição às discussões quanto a novas respostas do Marxismo, especificamente no que tange à esfera política da educação.
Palavras-chave: Marxismo; Paulo Freire; Filosofia da práxis; Política da educação.
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