Ética, ciência e educação na perspectiva anarquista
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v9n18a1995-996Palabras clave:
Anarquismo, Educação, Ética, Ciência, PolíticaResumen
As relações entre Ética, Ciência e Educação são complexas e abrangentes. Podemos toma-las pelo viés Ciência e Educação, no âmbito epistemológico; pelo viés Ética e Educação, no âmbito da construção e socialização dos valores ou, ainda, pelo viés de buscar as questões éticas que permeiem uma ação educativa que tenha como um dos meios a Ciência. Em todos estes vieses podemos encontrar uma importante e fecunda inspiração na produção de filósofos, educadores e militantes anarquistas acerca da educação.
Tomando os ditos “clássicos” do Anarquismo, isto é, a produção filosófico-política que fundamentou amplas parcelas do movimento operário europeu da segunda metade do século dezenove até as três primeiras décadas do século vinte, tendo com centro as figuras de Pierre-Joseph Proudhon e Mikhail Bakunin, encontraremos uma preocupação central com o problema da educação. Tal preocupação culminaria com a construção de uma teoria educacional anarquista, diluída na obra destes e de outros filósofos do movimento e na constituição de uma Pedagogia Libertária, consolidada nas experiências práticas de Paul Robin em fins do século dezenove, quando ocupou por mais de uma década a direção do Orfanato Prévost em Cempuis e, no início do século vinte, de Sébastien Faure com a comunidade-escola de La Ruche e do catalão Francesc Ferrer i Guàrdia com sua Escuela Moderna de Barcelona.
No âmbito desta teoria anarquista da educação, as relações entre Ética, Ciência e Educação aparecem com toda a sua intensidade. Procurarei apresenta-las aqui, referenciado nos autores já citados, filósofos e/ou educadores, moído tanto pelo interesse do resgate histórico quanto pela possibilidade de tomá-las como contribuição para nossos debates contemporâneos sobe a questão, colaborando com sua fundamentação. Darei ênfase a dois aspectos, que parecem-me centrais: primeiro, o problema ético-político da educação como socializadora dos conhecimentos científicos e, depois, o problema, muito caro aos anarquistas, da possibilidade de uma educação moral que formasse socialmente os indivíduos. [...]
Palavras-chave: Anarquismo; Educação; Ética; Ciência; Política.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Sílvio Gallo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.