O BELO ANTRO E A GRANDE OLIVEIRA: RECEPÇÕES DA ALEGORIA DA CAVERNA NA TRADIÇÃO NEOPLATÔNICA

Autores/as

  • Gabriele Cornelli Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n51a2012-p93a112

Palabras clave:

Platão, Porfírio, Antro das Ninfas, Caverna, Neoplatonismo.

Resumen

Desde a Magna Grécia de Pitágoras, Empédocles e Parmênides, passando pelas relações "perigosas" entre a sabedoria nascente e as tradições órfico-dionisíacas, em nítida continuidade com a mitologia arcaica e as narrativas teogônicas, dialogando com as práticas médicas asclepíades, a filosofia antiga visita cavernas. A caverna da República, uma das mais poderosas e fecundas alegorias do pensamento ocidental, é simultaneamente herdeira e ponto de fuga da longa trajetória dessa metáfora. Não se pretende aqui, no entanto, compreender a imagem platônica como a consumação de uma velha tradição filosófica que "pensa em cavernas"; procura-se, antes, iluminar essa alegoria com a interpretação oferecida pela filosofia acadêmica posterior. No Antro das Ninfas, Porfírio parte de 11 versos de Homero (Od. XIII, 102-112) para habilmente desenhar uma exegese inspirada na teoria platônica da alma. A lectio porfiriana permite sugerir que a imagem da caverna revela algo mais que uma simples alegoria literária. Ela dá prova da existência de relações dialógicas e circulares entre a filosofia platônica e o imaginário religioso popular do mundo antigo.

Referências

ATKINSON, M. Plotinus. Ennead. Oxford: Oxford University Press. 1983

BETEGH , G.. The Derveni Papyrus. Cosmology, Theology, and Interpretation, Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

BERNABÉ, A. Orphisme et Présocratiques: bilan et perspectives d´un dialogue complexe. In: Laks , A; Louget , C. (Ed.). Qu´est-ce que la philosophie présocratique? What is presocratic philosophy? Presses Universitaires du Septentrion, Villeneuve d´Ascq, 2002.

______. L'âme après la mort : modèles orphiques et transposition platonicienne'. In: PRADEAU , J. F (Ed.). Études platoniciennes IV, Les puissances de l'âme selon Platon, Les Belles Lettres, Paris, p. 25-44. 2007a.

BIDEZ , J. Vie de Porphyre. Le philosophe neo-platonicien. 43. ed. New York: Georg Olms Verlag, 1980.

BIDEZ , J.; Cum ont , F. Les mages hellénisés. Paris, 1973.

BURKERT , W. Craft versus Sect: The Problem of Orphics and pythagoreans. MEYER , B. F.; Sanders , E. P. Jewish and Christian Selfdefinition. Philadelphia: Fortress Press, 1982. p. 1-22.

______.'La teogonia originale di Orfeo secondo il Papiro di Derveni'. In: Guid orizzi , G.; Melotti , M. (Ed.). Orfeo e le sue metamorfosi: mito, arte e poesia. Roma: Carocci, 2005. p. 46-64.

CORNELLI, G. O caminho de Parmênides: sobre filosofia e katábasis no Prólogo do Poema'. Hypnos, São Paulo, v. 14, p. 23-45, 2005.

______. 'Metempsicosis y anamnesis: el diálogo platónico con las tradiciones religiosas de su tiempo'. Limes, Santiago, v. 16, p. 47-59, 2006.

______. 'Filosofia Antiga Underground: da Katábasis ao Hades à Caverna de Platão'. REVER, ano 7, p. 94-107, 2007b.

Derveni Papyrus, The. Edited with Introduction and Commentary by Theokritos Kouremenos, George M. Parássoglou Kyriakos Tsantsanoglou. Studi e testi per il «Corpus dei papiri filosofici greci e latini», vol. 13, 2006.

EUSÉBIO. História Eclesiástica. Coleção Patrística. São Paulo: Paulus, 2000.

EUSÉBIUS . Preparation for the Gospel. Tradução de Edwin Hamilton Gifford. Oxford: Clarendon Press, 1903.

FESTUGIÉRE , A-J. Contemplation et Vie Contemplative selon Platon. Paris: Vrin. 1950.

GAZZINELLI, G. Fragmentos órficos. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.

GIAMBLICO. La vita pitagorica. A cura di L. Monteneri. Roma/Bari: Laterza, 1994.

HANKEY , W. Neoplatonism and Contemporary French Philosophy, Dionysius, Paris, v. 23, p. 161-189, 2005

HAVELOCK , E. Parmenides and Odysseus. Harvard Studies in Classical Philology, v. 63, p. 133-143,. 1958.

HUFFMAN , C. A. Philolaus of Cróton: Pythagorean and Presocratic. A Commentary on the Fragments and Testimonia with Interpretative Essays. Cambridge: Cambridge University. Press, 1993

KINGSLEY , P. Ancient Philosophy, Mystery and Magic: Empedocles and the Pythagorean Tradition. Oxford: Clarendon Press, 1995.

LAKS , A.; Most , G. W. Studies on the Derveni Papyrus. Oxford: Oxford University Press, 1997.

MORRISON, J.S. Parmenides and Er. The Journal of Hellenic Studies, New York, v. LXXV, p. 59-68, 1955.

MUNIZ , F. A Odisseia de Parmênides. Anais de Filosofia Clássica, v. 1, n. 1, p. 37-44. 2007.

PITAGORA . Le opere e le testimonianze. A cura di M. Giangiulio. Milano: Mondadori, 2000.

PLATONE . Tutti gli scritti. A cura di Giovanni Reale. Milano: Rusconi, 1991.

PUGLIESE CARRATELLI, G. Le lamine d'oro orfiche: istruzioni per il viaggio oltremondano degli iniziati greci. Milano: Adelphi, 2001.

SIMONINI , L. Porfirio. L´antro delle ninfe. Milano: Adelphi, 2006.

Tore lli, M.; Mavr ojannis , T. Grecia. Milano: Mondadori. 1997

TORTORELLIGHIDINI , M. Figlidella terra e del cielo stellato: testi orfici con

traduzione e commento. Napoli: M. D'Auria, 2006.

______.; Marin o, A. S.; Visc onti , A. Tra Orfeo e Pitagora: origini e incontri di culture nell'antichità. Atti dei seminari napoletani 1996-98. Napoli: Bibliopolis, p. 397-412.

TURCAN , R.Mithras Platonicus. Leiden: E.J. Brill. 1975.

Data de registro: 22/06/2010

Data de aceite: 16/02/2011

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gabriele Cornelli, Universidade de Brasília (UnB)

Professora de Filosofia Antiga (Adjunto II) do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília (UnB). Pós-doutorada em Filosofia Antiga pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pela Università degli Studi di Napoli, Federico II (Itália), é Orientador nos Programas de Mestrado em Filosofia e de Mestrado e Doutorado em Bioética da UnB, Editor das revistas Archai (www.archai.unb.br/revista) e REFHA (www.antiguidade.org) e membro do Conselho Editorial da Sociedade Brasileira de Estudos Classicos (SBEC). Coordena o Grupo Archai: as origens do pensamento ocidental (www.archai.unb.br), o GT-Platão e Platonismo da ANPOF.

Publicado

2012-07-18

Cómo citar

CORNELLI, G. O BELO ANTRO E A GRANDE OLIVEIRA: RECEPÇÕES DA ALEGORIA DA CAVERNA NA TRADIÇÃO NEOPLATÔNICA. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 26, n. 51, p. 93–112, 2012. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n51a2012-p93a112. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/8245. Acesso em: 27 jul. 2024.