O papel dos gestores na reestruturação da esfera produtiva e seus impactos na organização escolar

Autores/as

  • Maria Vieira da Silva Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v13n26a1999-775

Palabras clave:

Gestores, Gestão, João Bernardo, funcionamento do capital, intervenção dos gestores

Resumen

Este trabalho tem como preocupação básica explicitar a formação e a atuação da classe dos gestores no desenvolvimento do modo de produção capitalista sob a ótica de João Bernardo. O artigo aborda ainda alguns mecanismos de funcionamento do capital, como a dinâmica cíclica da mais-valia relativa; o movimento em cadeia das Condições Gerais de Produção e a constituição do Estado Amplo e o Estado Restrito, tendo como enfoque básico a intervenção dos gestores.

Palavras-chave: Gestores; Gestão; João Bernardo; Funcionamento do Capital; Intervensão dos Gestores.

 

Abstract: The basic aim of this paper is to make clear the formation and performance of the managing class in the development of the capitalist mode of production, as viewed by João Bernardo. The paper deals also with some mechanisms that set the capital into functioning, such as the cyclic dynamics of the relative plus value; the cyclic movement of the General Conditions of Production, the constitution of the wide state and the restricted state, considering the intervention of the managers as its basic focus.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Vieira da Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professora do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Citas

BERNARDO, João. A autonomia das lutas operárias. In: BRUNO, Lúcia & SACCARDO, Cleusa (coords). Organização, trabalho e tecnologia São Paulo, Atlas, 1986. p. 103-114.

BERNARDO, João. Capital, sindicato e gestores. São Paulo, Vértice, Revista dos tribunais, 1987. 119p. (Biblioteca do futuro, 6).

BERNARDO, João. Depois do Marxismo, o dilúvio? Educação e sociedade, Campinas, n.43, p. 85-105, 1985

BERNARDO, João. Marx crítico de Marx. Porto, Afrontamento, 1977- 2v.

BERNARDO, João. Para uma teoria do modo de produção comunista. porto: Afrontamento, 1975, 328p.

BRAVERMAN, Harry. Trabalho e capital monopolista: a degradação do trabalho no século XX. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1981. 379p.

BRUNO, L. E. N. B. Gestores: a prática de uma classe no vácuo de uma teoria. In: BRUNO, L. E. N. B; SACCARDO, Cleusa (Coords.). Organização, trabalho e tecnologia. São Paulo: Atlas, 1986. p. 115-141.

CAFÉ, Sônia et alli. Educação para a competitividade. Textos para discussão. Departamento de relações institucionais. BNDES, 1994.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petropólis: Vozes, 1996.

FRIGOTO, Gaudêncio. A Produtividade da Escola Improdutiva; um (re)exame das relações entre educação e estrutura económico-social capitalista. 3ed. São Paulo, Cortez, 1989.

GENTILI, Pablo. A Mcdonaldização do ensino. In: Aescola básica na virada do século. Petrópolis: Vozes, 1996.

SOUZA, Maria Inez de. Os empresários e a educação; o IPES e a questão educacional após 1964. São Paulo: Cortez, 1981.

MINAS GERAIS. Revista Minas aponta o caminho. 1994.

OLIVEIRA, MariaA. Monteiro. Parceria, Qualidade e Redenção: O projeto piloto de implantação do "CQT" em uma Escola Estadual de Belo Horizonte. UNICAMP, 1997. Campinas: 1997. (Tese de Doutorado).

REVISTA VEJA. 4 Dez. 1996.

SILVA. T. T. Identidades Terminais. Petrópolis: Vozes. 1996.

Publicado

2008-09-04

Cómo citar

DA SILVA, M. V. O papel dos gestores na reestruturação da esfera produtiva e seus impactos na organização escolar. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 13, n. 26, p. 195–214, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v13n26a1999-775. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/775. Acesso em: 24 nov. 2024.