Esta es un versión antigua publicada el 2008-09-04. Consulte la versión más reciente.

Extensão rural

história e prática educativa informal

Autores/as

  • Maria Sibele Brasiliense Portilho ULBRA 

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v13n26a1999-769

Palabras clave:

Extensão Rural, representação social, produtores agricolas, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais - EMATER-MG

Resumen

Traçamos, resumidamente, a trajetória histórica da Extensão Rural. Posteriormente, tecemos considerações sobre o conceito teórico de representação social como aplicado a pequenos produtores agricolas, juntamente com o conceito de ideologia e a pertinência dos mesmos na elaboração do presente trabalho. Analisamos documentos produzidos para a atividade de "Bem-Estar Social", atividade desenvolvida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais - EMATER-MG, que têm temáticas diferenciadas, com o objetivo de apreendermos a representação social que emerge dos textos e as intencionalidades implicitas ou explicitas.

 

Abstract: An outline of the historical trajectory of Rural Extension is presented as basis for some considerations on the theoretical concept of social representation as apllied to small agricultural producers, together with the concept of ideology and its pertinence in the framing of the present work. Extension documents produced for activity of "Social Welfare", with diferentiated themes were examined, aiming at learning the social representation that emerges from these texts and the explicit or implicit intentions.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Sibele Brasiliense Portilho, ULBRA 

Professora do Instituto Luterano de Ensino Superior - ULBRA 

Citas

ALVES, Maria Helena Moreira. Estado e oposição no Brasil (1964-1984). Petrópolis: Editora Vozes, 1989.

BRASIL. Ministério da Agricultura. Associação Brasileira de Crédito e Assistência Rural. Plano diretor quinquenal dos serviços de Extensão Rural (1961/1965). Rio de Janeiro, 1960.

BRASIL. Ministério da Agricultura. Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural. Marco geral de referência: estruturação operacional, modelo, estratégia e diretrizes de trabalho. Brasília, 1975.

BRASIL. Sistema de planejamento para o SIBRATER. Brasília, 1979.

CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia. São Paulo: Brasiliense, 1980 (Coleção primeiros passos).

CHAUÍ, Marilena. Cultura e democracia. 4 a ed., São Paulo: Cortez, 1989.

EMATER-MG. Atos constitutivos. Belo Horizonte, 1976.

EMATER-MG. Política e diretrizes para implantação do sistema operacional da EMATER-MG. Belo Horizonte, 1977.

EMATER-MG. Diretrizes operacionais para o programa de Assistência Técnica e Extensão Rural da EMATER-MG. Belo Horizonte, 1984, 37 p. (mimeo.).

FONSECA, Maria Teresa Lousa da Fonseca. A Extensão Rural no Brasil, um projeto educativo para o capital. São Paulo: Edições Loyola, 1985.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação. 3a ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

GUARESCHI, Pedrinho. "Sem dinheiro não há salvação": ancorando o bem e o mal entre neopentecostais. In: GUARESCHI, Pedrinho e Jovchelovitch (Orgs) Textos em representações sociais. 2 a ed., Petrópolis: Vozes, 1 994: 191-225.

MAZZOTTI, Alda Judith Alves. Representações sociais: aspectos teóricos e aplicações à Educação. In: Em Aberto. Brasília, ano 14, n. 61, jan./mar. 1994: 60-78.

MOSCOVICI, Serge. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

OLINGER, Glauco. Ascensão e decadência da Extensão Rural no Brasil. Florianópolis: EPAGRI, 1996.

OLIVEIRA, António Gonçalves de. Origem e evolução da Extensão Rural no Brasil: uma análise histórico-crítica. Viçosa, 1987. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Viçosa.

QUEDA, Oriowaldo. A Extensão Rural no Brasil: da anunciação ao milagre da modernização agrícola. Piracicaba, 1987. Tese de Livre Docência, Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", da Universidade de São Paulo.

SPINK, Mary Jane (org). O conhecimento no cotidiano: as representações sociais na perspectiva da psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 1995.

SPINK, Mary Jane. Desvendando as teorias implícitas: uma metodologia de análise das representações sociais. In.: GUARESCHI, Pedrinho e JOVCHELOVITCHI, Sandra. (Orgs.). Textos em representações sociais. 2a ed., Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1995: 117-45.

THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna. Teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1995.

ACAR-MG. Melhoramento de cozinha. Belo Horizonte: sld.

ACAR-MG. Melhore sua cozinha. Facilite seu trabalho. Belo Horizonte: s/d.

EMATER-MG. Arrume bem o seu armário. Belo Horizonte: 1983.

EMATER-MG. Mantenha limpa sua cozinha. Limpeza traz saúde. Belo Horizonte: s/d.

EMATER-MG. Acabe com a verminose. Belo Horizonte: 1978.

Publicado

2008-09-04

Versiones

Cómo citar

PORTILHO, M. S. B. Extensão rural: história e prática educativa informal. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 13, n. 26, p. 129–140, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v13n26a1999-769. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/769. Acesso em: 24 nov. 2024.