Extensão rural

história e prática educativa informal

Autores

  • Maria Sibele Brasiliense Portilho ULBRA 

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v13n26a1999-769

Palavras-chave:

Extensão Rural, Representação social, Produtores agricolas, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais - EMATER - MG

Resumo

Traçamos, resumidamente, a trajetória histórica da Extensão Rural. Posteriormente, tecemos considerações sobre o conceito teórico de representação social como aplicado a pequenos produtores agricolas, juntamente com o conceito de ideologia e a pertinência dos mesmos na elaboração do presente trabalho. Analisamos documentos produzidos para a atividade de "Bem-Estar Social", atividade desenvolvida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais - EMATER-MG, que têm temáticas diferenciadas, com o objetivo de apreendermos a representação social que emerge dos textos e as intencionalidades implicitas ou explicitas.

Palavras-chave: Extensão rural; Representação social; Produtores agricolas; Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais - EMATER - MG.

 

Abstract: An outline of the historical trajectory of Rural Extension is presented as basis for some considerations on the theoretical concept of social representation as apllied to small agricultural producers, together with the concept of ideology and its pertinence in the framing of the present work. Extension documents produced for activity of "Social Welfare", with diferentiated themes were examined, aiming at learning the social representation that emerges from these texts and the explicit or implicit intentions.

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Biografia do Autor

Maria Sibele Brasiliense Portilho, ULBRA 

Professora do Instituto Luterano de Ensino Superior - ULBRA 

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Publicado

2008-09-04 — Atualizado em 2022-11-17

Versões

Como Citar

PORTILHO, M. S. B. Extensão rural: história e prática educativa informal. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 13, n. 26, p. 129–140, 2022. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v13n26a1999-769. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/769. Acesso em: 25 dez. 2024.