Pesquisa em ensino de Filosofia: um campo disciplinar?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-68028

Palabras clave:

Disciplina, Campo Disciplinar, Pesquisa, Filosofia, Foucault

Resumen

Resumo: Este artigo interroga a consolidação da pesquisa em ensino de Filosofia no Brasil nas últimas décadas, em torno da perspectiva de se tomar o ensino de Filosofia como problema filosófico. Contextualiza o campo de disputas e debates sobre o ensino de Filosofia na educação básica como pano de fundo para estas pesquisas. A partir das reflexões de Michel Foucault sobre a disciplina e seu poder de seleção e organização dos saberes, introduz a noção de “campo disciplinar” para defender que houve um bom desenvolvimento das pesquisas no país, na interface da Filosofia com a Educação, que possibilitou a emergência e certa consolidação de um campo disciplinar, que tem produzido saberes em torno do ensinar Filosofia nos diversos níveis escolares e acadêmicos.

Palavras-chave: Disciplina; Campo Disciplinar; Pesquisa; Filosofia; Foucault

Research in Philosophy teaching: a disciplinary field?

Abstract: This article questions the consolidation of research in Philosophy teaching in Brazil in recent decades, around the perspective of taking the teaching of Philosophy as a philosophical problem. It contextualizes the field of disputes and debates about the teaching of Philosophy in basic education as a background for this research. Based on Michel Foucault’s reflections on discipline and its power to select and organize knowledge, it introduces the notion of “disciplinary field” to argue that there was a good development of research in the country, in the interface between Philosophy and Education, which enabled the emergence and some consolidation of a disciplinary field, which has produced knowledge about teaching philosophy at different school and academic levels.

Keywords: Discipline; Disciplinary Field; Research; Philosophy; Foucault

Investigación en enseñanza de la Filosofía: ¿un campo disciplinar? 

Resumo: Este artículo cuestiona la consolidación de la investigación en la enseñanza de la Filosofía en Brasil en las últimas décadas, en torno a la perspectiva de tomar la enseñanza de la Filosofía como un problema filosófico. Contextualiza el campo de disputas y debates sobre la enseñanza de la Filosofía en la educación básica como trasfondo de estas investigaciones. A partir de las reflexiones de Michel Foucault sobre la disciplina y su poder para seleccionar y organizar el conocimiento, introduce la noción de “campo disciplinar” para argumentar que hubo un buen desarrollo de la investigación en el país, en la interfaz entre Filosofía y Educación, lo que posibilitó el surgimiento y cierta consolidación de un campo disciplinar, que ha producido conocimientos sobre la enseñanza de la filosofía en diferentes niveles escolares y académicos. 

Palabras clave: Disciplina; Campo Disciplinar; Investigación; Filosofía; Foucault

Data de registro: 20/01/2023

Data de aceite: 21/02/2024

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sílvio Gallo, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Titular aposentado da Faculdade de Educação Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A. E-mail: gallo@unicamp.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3808560029763904. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2221-5160.

Citas

ALVES, Dalton José. A filosofia no ensino médio – ambiguidades e contradições na LDB. Campinas: Autores Associados, 2002.

BRASIL/MEC/SEMT. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio: ciências humanas e suas tecnologias. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999.

BRASIL/MEC. Base Nacional Comum Curricular – A educação é a base. Brasília: MEC, 2018.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mille Plateaux. Paris: Éd. du Minuit, 1980.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a Filosofia?. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

DERRIDA, Jacques. Du droit à la philosophie. Paris: Galilée, 1990.

FAVERO, Altair A.; CEPPAS, Filipe; GONTIJO, Pedro E.; GALLO, Sílvio; KOHAN, Walter O. O ensino de filosofia no Brasil: um mapa das condições atuais. Cadernos CEDES, Campinas, vol. 24, nº 64, p. 257-284, set./dez. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622004000300002

FOLHA DE SÃO PAULO. Presidente veta projeto que impõe aulas de filosofia e de sociologia. Caderno Cotidiano, 10 de outubro de 2001. Disponível em:

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1010200113.htm (visita em 28/12/2022).

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 4ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 2ª ed. São Paulo: Loyola, 1996.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FOUCAULT, Michel. Nietzsche, a genealogia e a história. Ditos e Escritos II. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1996, p. 260-281.

FOUCAULT, Michel. Segurança, território, população. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

FOUCAULT, Michel. Aulas sobre a vontade de saber. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.

GALLO, Silvio. Governamentalidade democrática e ensino de filosofia no Brasil contemporâneo. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), v.42, 2012, p.48 - 64. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742012000100005

GALLO, Silvio. “O pequeno cidadão”: sobre a condução da infância em uma governamentalidade democrática. In: RESENDE, H. (org.). Michel Foucault - O Governo da Infância. Belo Horizonte: Autêntica, 2015, p. 329-343. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.53865

GALLO, Silvio. Políticas da diferença e políticas públicas em educação no Brasil. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 31, n. 63, p. 1.497-1.523, set./dez. 2017a. DOI: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e81100

GALLO, Silvio. Biopolítica e subjetividade: resistência? Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 33, n. 66, p. 77-94, out./dez. 2017b. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.53865

GALLO, Silvio. Mutações no governo da infância no Brasil contemporâneo. Zero-a-Seis (Florianópolis), v. 23, p. 1.091-1.115, 2021a. DOI: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e81100

GALLO, Silvio. Gubernamentalidad y biopolítica en el Brasil contemporáneo. Reflexiones Marginales. México, DF, UNAM, p. 1-11, 2021b.

GALLO, Sílvio; KOHAN, Walter (Orgs.). Filosofia no ensino médio. Petrópolis: Vozes, 2000.

GALLO, Sílvio; CORNELLI, Gabriele; DANELON, Márcio (Orgs.). Filosofia do ensino de filosofia. Petrópolis: Vozes, 2003.

LEMKE, Thomas. Foucault, governamentalidade e crítica. São Paulo: Politeia, 2017. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2017.137508

NETO, Henrique Nielsen. O ensino de filosofia no 2º grau. São Paulo: Sofia Editora SEAF, 1986.

OBIOLS, Guillermo. Uma introdução ao ensino da filosofia. Ijuí: Ed. Unijuí, 2002.

SILVEIRA, R. J. T. Ensino de Filosofia no Segundo Grau: em busca de um sentido. 1991. 612 f. Tese (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1991.

Publicado

2024-09-16

Cómo citar

GALLO, S. Pesquisa em ensino de Filosofia: um campo disciplinar?. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 38, p. 1–24, 2024. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v38a2024-68028. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/68028. Acesso em: 5 oct. 2024.

Número

Sección

Dossiê As pesquisas sobre o Ensino de Filosofia no Brasil: perspectivas epistemológicas sobre o campo