Ensino de Filosofia e Pesquisa: campo de tensões, colaboração e produção de conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-68021Palabras clave:
Ensino de Filosofia, Pesquisa, Produção de ConhecimentoResumen
Resumo: Identificamos tensionamentos na confluência das ações filosóficas entre ensino de filosofia e pesquisa. Destacamos o movimento permanente dos filósofos na produção de conhecimento, haja vista que há forte tendência a um ensino dinâmico e continuamente revisado pelos achados providos pela pesquisa e adequado ao contexto escolar. Vislumbramos nesse encontro polos muitas vezes díspares, principalmente, pelo fato de a pesquisa filosófica frequentemente encontrar barreiras nas atividades de ensino, e vice-versa. Porém, entrevemos possibilidades de interações entre ensino de filosofia e pesquisa. O primeiro, por exemplo, oferece problemas importantes à pesquisa enquanto esta retribui com sugestões e respostas, o que, no conjunto, pode resultar num desenvolvimento incomum ao campo da filosofia. Além da produção de conhecimento, ressaltamos contribuições nessa parceria como: importante divulgação da filosofia pautada em um saber melhor embasado, contribuição na formação das pessoas e de um projeto de nação avesso à pobreza de argumentação e ajuizamento daqueles que foram alijados desses ensinamentos. A aproximação do ensino e pesquisa em filosofia provoca busca da segunda a tomar o primeiro como seu objeto de interesse e, no panorama da complexidade do campo, tornar a filosofia do ensino de filosofia espaço fecundo para produção de conhecimento e ação impactantes nos contextos escolares.
Palavras-chave: Ensino de Filosofia; Pesquisa; Produção de Conhecimento
Teaching Philosophy and Research: field of tensions, collaboration and knowledge production
Abstract: We identified tensions at the confluence of philosophical actions between teaching philosophy and research. We highlight the permanent movement of philosophers in the production of knowledge, given that there is a strong tendency towards a dynamic teaching and continuously reviewed by the findings provided by the research and appropriate to the school context. In this meeting, we envision poles that are often disparate, mainly because philosophical research often encounters barriers in teaching activities, and vice versa. However, we glimpse possibilities of interactions between teaching philosophy and research. The first, for example, poses important problems to research while it responds with suggestions and answers, which, on the whole, can result in an unusual development in the field of philosophy. In addition to the production of knowledge, we highlight contributions in this partnership such as: important dissemination of philosophy based on a better-grounded knowledge, contribution to the formation of people and a project of a nation averse to the poverty of argumentation and judgment of those who were excluded from these teachings. The approximation of teaching and research in philosophy provokes the search for the second to take the first as its object of interest and, in the context of the complexity of the field, to make the philosophy of teaching philosophy a fertile space for the production of knowledge and impacting action in school contexts.
Key-words: Teaching Philosophy; Research; Knowledge Production
Enseñanza de la Filosofía y Investigación: campo de tensiones, colaboración y producción de conocimiento
Resumen: Identificamos tensiones en la confluencia de acciones filosóficas entre la enseñanza de la filosofía y la investigación. Destacamos el movimiento permanente de los filósofos en la producción de conocimiento, dado que existe una fuerte tendencia hacia una enseñanza dinámica y continuamente revisada por los hallazgos que brinda la investigación y adecuada al contexto escolar. En este encuentro visualizamos polos muchas veces dispares, principalmente porque la investigación filosófica muchas veces encuentra barreras en la actividad docente, y viceversa. Sin embargo, vislumbramos posibilidades de interacciones entre la enseñanza de la filosofía y la investigación. La primera, por ejemplo, plantea importantes problemas a la investigación mientras responde con sugerencias y respuestas, lo que, en conjunto, puede resultar en un desarrollo inusual en el campo de la filosofía. Además de la producción de conocimiento, destacamos aportes en esta alianza como: importante difusión de la filosofía basada en un conocimiento mejor fundamentado, aporte a la formación de personas y proyecto de nación adversa a la pobreza de argumentación y juicio de aquellos que estaban excluidos de estas enseñanzas. La aproximación de la enseñanza y la investigación en filosofía provoca la búsqueda de que la segunda tome a la primera como su objeto de interés y, en el contexto de la complejidad del campo, hacer de la filosofía de la enseñanza de la filosofía un espacio fértil para la producción de conocimiento y acción impactantes en los contextos escolares.
Palavras-clave: Enseñanza de la Filosofía; Búsqueda; Producción de Conocimiento
Data de registro: 20/01/2023
Data de aceite: 24/01/2024
Descargas
Citas
DEWEY, John. Democracia e educação – breve tratado de filosofia da educação. Tradução de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1952.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação. Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Centauro Editora, 2008.
GELAMO, Rodrigo Pelloso. Prefácio. In: VELASCO, Patrícia del Nero (Org.). Ensino de – qual? – filosofia: ensaios a contrapelo. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2019, p. 7-12. DOI: https://doi.org/10.36311/2020.978-85-7249-063-4.p7-12
KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: que é “esclarecimento”? In: Textos seletos. Tradução de Floriano de Sousa Fernandes. Petrópolis: Editora Vozes, 2005, p. 63-71.
LIPMAN, Matthew. Natasha: diálogos vygotskianos. Tradução de Lólio L. de Oliveira. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
LIPMAN, Matthew. A filosofia na sala de aula. Tradução de Ana Luiza Fernandes Falcone. São Paulo: Nova Alexandria, 1994.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Educação, sujeito e história. São Paulo: Olho d’Água, 2001.
VELASCO, Patrícia del Nero. Apresentação. In: VELASCO, Patrícia del Nero (Org.). Ensino de – qual? – filosofia: ensaios a contrapelo. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2019. DOI: https://doi.org/10.36311/2020.978-85-7249-063-4.p13-20
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Leoni Maria Padilha Henning
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.