Ensino de Filosofia e Pesquisa: campo de tensões, colaboração e produção de conhecimento

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-68021

Palabras clave:

Ensino de Filosofia, Pesquisa, Produção de Conhecimento

Resumen

Resumo: Identificamos tensionamentos na confluência das ações filosóficas entre ensino de filosofia e pesquisa. Destacamos o movimento permanente dos filósofos na produção de conhecimento, haja vista que há forte tendência a um ensino dinâmico e continuamente revisado pelos achados providos pela pesquisa e adequado ao contexto escolar. Vislumbramos nesse encontro polos muitas vezes díspares, principalmente, pelo fato de a pesquisa filosófica frequentemente encontrar barreiras nas atividades de ensino, e vice-versa. Porém, entrevemos possibilidades de interações entre ensino de filosofia e pesquisa. O primeiro, por exemplo, oferece problemas importantes à pesquisa enquanto esta retribui com sugestões e respostas, o que, no conjunto, pode resultar num desenvolvimento incomum ao campo da filosofia. Além da produção de conhecimento, ressaltamos contribuições nessa parceria como: importante divulgação da filosofia pautada em um saber melhor embasado, contribuição na formação das pessoas e de um projeto de nação avesso à pobreza de argumentação e ajuizamento daqueles que foram alijados desses ensinamentos. A aproximação do ensino e pesquisa em filosofia provoca busca da segunda a tomar o primeiro como seu objeto de interesse e, no panorama da complexidade do campo, tornar a filosofia do ensino de filosofia espaço fecundo para produção de conhecimento e ação impactantes nos contextos escolares.

Palavras-chave: Ensino de Filosofia; Pesquisa; Produção de Conhecimento

Teaching Philosophy and Research: field of tensions, collaboration and knowledge production

Abstract: We identified tensions at the confluence of philosophical actions between teaching philosophy and research. We highlight the permanent movement of philosophers in the production of knowledge, given that there is a strong tendency towards a dynamic teaching and continuously reviewed by the findings provided by the research and appropriate to the school context. In this meeting, we envision poles that are often disparate, mainly because philosophical research often encounters barriers in teaching activities, and vice versa. However, we glimpse possibilities of interactions between teaching philosophy and research. The first, for example, poses important problems to research while it responds with suggestions and answers, which, on the whole, can result in an unusual development in the field of philosophy. In addition to the production of knowledge, we highlight contributions in this partnership such as: important dissemination of philosophy based on a better-grounded knowledge, contribution to the formation of people and a project of a nation averse to the poverty of argumentation and judgment of those who were excluded from these teachings. The approximation of teaching and research in philosophy provokes the search for the second to take the first as its object of interest and, in the context of the complexity of the field, to make the philosophy of teaching philosophy a fertile space for the production of knowledge and impacting action in school contexts.

Key-words: Teaching Philosophy; Research; Knowledge Production

Enseñanza de la Filosofía y Investigación: campo de tensiones, colaboración y producción de conocimiento

Resumen: Identificamos tensiones en la confluencia de acciones filosóficas entre la enseñanza de la filosofía y la investigación. Destacamos el movimiento permanente de los filósofos en la producción de conocimiento, dado que existe una fuerte tendencia hacia una enseñanza dinámica y continuamente revisada por los hallazgos que brinda la investigación y adecuada al contexto escolar. En este encuentro visualizamos polos muchas veces dispares, principalmente porque la investigación filosófica muchas veces encuentra barreras en la actividad docente, y viceversa. Sin embargo, vislumbramos posibilidades de interacciones entre la enseñanza de la filosofía y la investigación. La primera, por ejemplo, plantea importantes problemas a la investigación mientras responde con sugerencias y respuestas, lo que, en conjunto, puede resultar en un desarrollo inusual en el campo de la filosofía. Además de la producción de conocimiento, destacamos aportes en esta alianza como: importante difusión de la filosofía basada en un conocimiento mejor fundamentado, aporte a la formación de personas y proyecto de nación adversa a la pobreza de argumentación y juicio de aquellos que estaban excluidos de estas enseñanzas. La aproximación de la enseñanza y la investigación en filosofía provoca la búsqueda de que la segunda tome a la primera como su objeto de interés y, en el contexto de la complejidad del campo, hacer de la filosofía de la enseñanza de la filosofía un espacio fértil para la producción de conocimiento y acción impactantes en los contextos escolares.

Palavras-clave: Enseñanza de la Filosofía; Búsqueda; Producción de Conocimiento

Data de registro: 20/01/2023

Data de aceite: 24/01/2024

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leoni Maria Padilha Henning, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professor em Universidade Estadual de Londrina (UEL). E-mail: leoni.henning@yahoo.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8165332587246727. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8004-2371.

Citas

DEWEY, John. Democracia e educação – breve tratado de filosofia da educação. Tradução de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1952.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação. Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Centauro Editora, 2008.

GELAMO, Rodrigo Pelloso. Prefácio. In: VELASCO, Patrícia del Nero (Org.). Ensino de – qual? – filosofia: ensaios a contrapelo. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2019, p. 7-12. DOI: https://doi.org/10.36311/2020.978-85-7249-063-4.p7-12

KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: que é “esclarecimento”? In: Textos seletos. Tradução de Floriano de Sousa Fernandes. Petrópolis: Editora Vozes, 2005, p. 63-71.

LIPMAN, Matthew. Natasha: diálogos vygotskianos. Tradução de Lólio L. de Oliveira. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

LIPMAN, Matthew. A filosofia na sala de aula. Tradução de Ana Luiza Fernandes Falcone. São Paulo: Nova Alexandria, 1994.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Educação, sujeito e história. São Paulo: Olho d’Água, 2001.

VELASCO, Patrícia del Nero. Apresentação. In: VELASCO, Patrícia del Nero (Org.). Ensino de – qual? – filosofia: ensaios a contrapelo. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2019. DOI: https://doi.org/10.36311/2020.978-85-7249-063-4.p13-20

Publicado

2024-09-16

Cómo citar

HENNING, L. M. P. Ensino de Filosofia e Pesquisa: campo de tensões, colaboração e produção de conhecimento. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 38, p. 1–24, 2024. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v38a2024-68021. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/68021. Acesso em: 8 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê As pesquisas sobre o Ensino de Filosofia no Brasil: perspectivas epistemológicas sobre o campo