Solidariedade intelectual: aproximando interseccionalidade e hermenêutica reconstrutiva nas pesquisas em educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v36n77a2022-64209

Palabras clave:

Interseccionalidade, Hermenêutica reconstrutiva, Pesquisa em educação

Resumen

Resumo: O artigo tem como objetivo apresentar um diálogo entre as abordagens da interseccionalidade e da hermenêutica reconstrutiva no contexto das pesquisas em educação. A universalização discursiva e a abertura ao “outro”, inerentes à hermenêutica reconstrutiva, aproximam-se do propósito de desmarginalizar o “outro”, próprio da interseccionalidade, partindo das margens para o centro. A hermenêutica reconstrutiva, articulada à interseccionalidade, pressupõe considerar que as relações são constituídas mutuamente a partir de acertos comunicativos. Trata-se de abordagens que reconfiguram o olhar individualista, característico dos métodos científicos tradicionais, oferecendo à pesquisa em educação possibilidades investigativas mais dialogadas, argumentadas e horizontalizadas. A compreensão é de que a abertura crítica diante do “outro”, de ambas as abordagens, pode viabilizar a construção e reconstrução continuada dos saberes da área diante das demandas da pluralidade e de seu mundo da vida.

Palavras-chave: Interseccionalidade. Hermenêutica reconstrutiva. Pesquisa em educação. 

Intellectual solidarity: approaching intersectionality and reconstructive hermeneutics in education research 

Abstract: The article aims to present a dialogue between the approaches of intersectionality and reconstructive hermeneutics in the context of research in education. The discursive universalization and openness to the “other”, inherent to reconstructive hermeneutics, approach the purpose of demarginalizing the “other”, characteristic of intersectionality, starting from the margins towards the center. Reconstructive hermeneutics, articulated with intersectionality, presupposes considering that relationships are mutually constituted from communicative successes. These are approaches that reconfigure the individualistic view, characteristic of traditional scientific methods, offering research in education possibilities that are more dialogued, argued and horizontalized. The understanding is that the critical opening towards the “other”, of both approaches, can enable the continued construction and reconstruction of knowledge in the area in light of the demands of plurality and its world of life. 

Keywords: Intersectionality. Reconstructive hermeneutics. Education research.

Solidaridad intelectual: aproximación a la interseccionalidad y a la hermenéutica reconstructiva en la investigación en educación 

Resumen: El artículo pretende presentar un diálogo entre los enfoques de la interseccionalidad y la hermenéutica reconstructiva en el contexto de la investigación en educación. La universalización discursiva y la apertura al “otro”, inherentes a la hermenéutica reconstructiva, se acercan al propósito de desmarginalizar al “otro”, propio de la interseccionalidad, partiendo de los márgenes hacia el centro. La hermenéutica reconstructiva, articulada con la interseccionalidad, presupone la consideración de que las relaciones se constituyen mutuamente a partir de acuerdos comunicativos. Se trata de enfoques que reconfiguran la mirada individualista, característica de los métodos científicos tradicionales, ofreciendo posibilidades de investigación en educación más dialogantes, argumentativas y horizontales. Se entiende que la apertura crítica ante el “otro”, desde ambos enfoques, puede permitir la construcción y reconstrucción continua del conocimiento en el área frente a las exigencias de la pluralidad y su mundo de vida.

Palabras clave: Interseccionalidad. Hermenéutica reconstructiva. Investigación en Educación.

Data de registro: 07/01/2022

Data de aceite: 15/03/2022

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Biografía del autor/a

Aldenora Conceição de Macedo, Universidade de Brasília (UnB).

Doutoranda em educação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora de educação básica no Governo do Distrito Federal. E-mail: aldenora.acm@gmail.com Lattes: http://lattes.cnpq.br/2346184860773342 ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0311-3647

Catia Piccolo Viero Devechi, Universidade de Brasília (UnB).

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB). E-mail: catiaviero@gmail.com. Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6590940954598232 ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5147-1609.

Citas

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Publicado

2022-06-23

Cómo citar

MACEDO, A. C. de; DEVECHI, C. P. V. Solidariedade intelectual: aproximando interseccionalidade e hermenêutica reconstrutiva nas pesquisas em educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 36, n. 77, p. 951–975, 2022. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v36n77a2022-64209. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/64209. Acesso em: 7 nov. 2024.

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Artigos