Inclusão escolar em revista (2001 a 2011): as (re)formulações discursivas do periódico Nova Escola

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v36n77a2022-62888

Palabras clave:

Imprensa pedagógica, Escola inclusiva, Neoliberalismo

Resumen

Resumo: Este artigo discute as repercussões da inclusão escolar de pessoas com deficiência no impresso periódico pedagógico Nova Escola, hegemônico entre os periódicos do gênero. Tomou-se como recorte temporal o período delimitado entre 2001-2011, por evidenciar as manifestações e efeitos desse fenômeno nas páginas do periódico durante o período de configuração da proposta brasileira de Educação Especial na perspectiva inclusiva. Foram compiladas as reportagens sobre o assunto publicadas por Nova Escola nesse período, problematizadas pela análise temática do conteúdo, à luz de proposições teóricas marxistas. Os resultados indicaram duas tendências nas tematizações de Nova Escola sobre inclusão escolar de estudantes com deficiência, sendo a primeira delas (2001-2006)  pautada no lema do aprender a viver juntos, reforçando o caráter de interatividade “acolhedora” e “privilegiada” da suposta inclusão, com a predominância do estabelecimento de vínculos interpessoais na escola. A segunda (2007-2011) enfatizou a necessidade de uma “inclusão que ensinasse” os conteúdos escolares aos alunos com deficiência, sintetizada no slogan do aprender de verdade. Ambas as tendências, porém, estiveram alinhadas com a ideologia neoliberal e ao senso comum pedagógico, sendo necessário perspectivar outras possibilidades.

Palavras-chave: Imprensa pedagógica; Escola inclusiva; Neoliberalismo.

School inclusion in review (2001 to 2011): the discursive (re)formulations of the Nova Escola periodical

Abstract: This article discusses the repercussions of school inclusion of people with disabilities in the educational periodical Nova Escola, which is hegemonic among journals of its kind. The period delimited between 2001-2011 was taken as a time frame, as it highlights the manifestations and effects of this phenomenon on the pages of the journal during the period of configuration of the Brazilian proposal for Special Education in an inclusive perspective. Reports on the subject published by Nova Escola during this period were compiled, discussed by thematic content analysis, in the light of Marxist theoretical propositions. The results indicated two trends in Nova Escola thematizations about school inclusion of students with disabilities, the first of which (2001-2006) based on the motto of learning to live together, reinforcing the character of “welcoming” and “privileged” interactivity of the supposed inclusion , with the predominance of the establishment of interpersonal bonds at school. The second (2007-2011) emphasized the need for an “inclusion that would teach” school content to students with disabilities, summarized in the slogan of real learning. Both trends, however, were aligned with neoliberal ideology and pedagogical common sense, making it necessary to look at other possibilities.

Key-words: Pedagogical press; Inclusive school; Neoliberalism.

Inclusión escolar en revisión (2001 a 2011): las (re)formulaciones discursivas de la revista Nova Escola 

Resumen: Este artículo analiza las repercusiones de la inclusión escolar de las personas con discapacidad en la revista educativa Nova Escola, hegemónica entre las revistas de este tipo. Se tomó como marco temporal el período delimitado entre 2001-2011, ya que destaca las manifestaciones y efectos de este fenómeno en las páginas de la revista durante el período de configuración de la propuesta brasileña de Educación Especial en perspectiva inclusiva. Se recopilaron informes sobre el tema publicados por Nova Escola durante este período, discutidos mediante análisis de contenido temático, a la luz de propuestas teóricas marxistas. Los resultados indicaron dos tendencias en las temáticas de Nova Escola sobre inclusión escolar de estudiantes con discapacidad, la primera de las cuales (2001-2006) se basó en el lema de aprender a vivir juntos, reforzando el carácter supuestamente “acogedor” y “privilegiado” de interactividad, inclusión, con predominio del establecimiento de vínculos interpersonales en la escuela. El segundo (2007-2011) enfatizó la necesidad de una “inclusión que enseñe” contenidos escolares a estudiantes con discapacidad, resumida en el lema de aprendizaje real. Sin embargo, ambas tendencias estaban alineadas con la ideología neoliberal y el sentido común pedagógico, por lo que era necesario buscar otras posibilidades.

Palabras clave: Prensa pedagógica ; Escuela inclusiva ; Neoliberalismo.

Data de registro: 20/08/2021

Data de aceite: 19/01/2022

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Biografía del autor/a

Giovani Ferreira Bezerra, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de NaviraíUniversidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Professor Adjunto na Faculdade de Educação (FAED) da UFGD. E-mail: giovanibezerra@ufgd.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4710-3897. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6763847248521843.

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Publicado

2022-06-15

Cómo citar

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