Para além de O mestre ignorante - O encontro entre filosofia e educação como questão filósofico-política a partir da obra de Jacques Rancière

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v35n73a2021-51866

Palabras clave:

Filosofia política da educação, Jacques Rancière, Filosofia política, Emancipação intelectual, Democracia

Resumen

Para além de O mestre ignorante - O encontro entre filosofia e educação como questão filósofico-política a partir da obra de Jacques Rancière

Resumo: Este artigo busca situar, a partir da filosofia de Jacques Rancière, em que medida a educação se constitui um verdadeiro problema à filosofia política. A partir da análise que o filósofo francês faz do encontro polêmico entre filosofia e democracia na filosofia platônica, buscamos traçar alguns paralelismos com relação ao encontro, também polêmico, entre filosofia e educação. Pretende-se, assim, lançar novas luzes sobre o que poderíamos chamar de uma filosofia política da educação. Para isso sustentamos duas hipóteses de trabalho: a primeira, de que o lugar da educação no pensamento de Rancière precisa ser compreendido para além de Le maître ignorant (1987); a segunda, de que a filosofia política de Rancière busca uma superação dos impasses gerados pela lógica da emancipação intelectual de Jacotot. Assim, pensar com Rancière o uso pedagógico em política e em estética pode nos auxiliar a situar a relação entre educação e democracia em outras bases.
Palavras-chave: Filosofia política da educação; Jacques Rancière; Filosofia política; Emancipação intelectual; Democracia.

Beyond The Ignorant Schoolmaster – The encounter of  Philosophy and Education as a philosophical-political question from Jacques Rancière's work

Abstract: Based on Jacques Rancière's philosophy, this article seeks to determine the extent to which education constitutes a real problem for political philosophy. From the French philosopher's analysis of the controversial encounter between philosophy and democracy in Platonic philosophy, we seek to draw some parallels with regard to the also controversial encounter between philosophy and education. This is intended to shed new light on what we might call a political philosophy of education. For this we support two working hypotheses: first, that the place of education in Rancière's thought must be understood beyond Le maître ignorant (1987); second, that Rancière's political philosophy seeks to overcome the impasses generated by Jacotot's logic of intellectual emancipation. Thus, thinking with Rancière about pedagogical use in politics and aesthetics can help us situate the relationship between education and democracy on other grounds.
Keywords: Political philosophy of education; Jacques Rancière; Political philosophy, Intellectual emancipation; Democracy.

Au-delà de Le maître ignorant – La reencontre de la philosophie et de l'éducation en tant que question politico-philosophique de l'œvre de Jacques Rancière

Résumé: Basé sur la philosophie de Jacques Rancière, cet article cherche à déterminer dans quelle mesure l'éducation constitue un problème réel pour la philosophie politique. À partir de l'analyse du philosophe français entre philosophie et démocratie dans la philosophie platonicienne, nous cherchons à établir des parallèles avec la rencontre également controversée entre philosophie et education. Cela vise à jeter un nouvel éclairage sur ce que nous pourrions appeler une philosophie politique de l'éducation. Pour cela, nous soutenons deux hypotheses de travail: premièrement, la place de l'éducation dans la pensée de Rancière doit être comprise au-delà de Le maître ignorant (1987); deuxièmement, que la philosophie politique de Rancière cherche à surmonter les impasses générées par la logique d'émancipation intellectuelle de Jacotot. Ainsi, réfléchir avec Rancière à une utilisation pédagogique en politique et en esthétique peut nous aider à situer la relation entre éducation et démocatie sur d'autres bases.
Mot-clé: Philosophie politique de l'éducation; Jacques Rancière; Philosophie politique; Emancipation intellectuelle; Démocratie.

Data de registro: 10/02/2020

Data de aceite: 29/09/2021

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Biografía del autor/a

Vinicius Bertoncini Vicenzi, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Doutor em Filosofia pela Universidade do Porto (U.PORTO). Professor na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). E-mail: viniciusvicenzi@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8208-2131. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5118505331417877

 

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Publicado

2021-10-20

Cómo citar

VICENZI, V. B. Para além de O mestre ignorante - O encontro entre filosofia e educação como questão filósofico-política a partir da obra de Jacques Rancière. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 35, n. 73, p. 373–391, 2021. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v35n73a2021-51866. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/51866. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos