Algumas reflexões sobre o novo currículo dos cursos de Ciências Econômicas

Autores/as

  • Jose Alberto Mourão Dantas Universidade Estadual de Maringá (UEM).

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-2008

Palabras clave:

Ciências econômicas, Currículo, Estado, Novo, Política, reflexões

Resumen

As reflexões que ora realizamos foram amadurecidas em dois momentos distintos: primeiro, durante os debates realizados internamente no Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá, por ocasião da estruturação do currículo de economia hoje em vigor. Segundo, após a leitura do Documento que convém o parecer 375/84 do C.F.E, aprovado em 6/6/84, concernente à mudança do referido currículo. Tanto as discussões internas, realizadas do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá, quanto a leitura realizada no Parecer 375/84, nos levaram a refletir sobre o processo de formação de Economista. Ou seja, pretende-se refletir sobre o conhecer do Economista, tendo como fonte documental o parecer anteriormente citado, aliado à atividade profissional do articulista em questão. Desta forma, as considerações aqui feitas são da total responsabilidade do autor. Na sociedade capitalista, o processo do conhecimento tem como características por um lado, a compartimentação do conhecer, e, por outro lado, e interiorização da ideologia dos grupos hegemônicos. [...]

Palavras-chave: Ciências econômicas; Currículo; Estado;  Novo; Política; Reflexões.

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Biografía del autor/a

Jose Alberto Mourão Dantas, Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Professor do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Publicado

2022-10-13

Cómo citar

DANTAS, J. A. M. Algumas reflexões sobre o novo currículo dos cursos de Ciências Econômicas. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 1, n. 2, p. 11–17, 2022. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2008. Acesso em: 22 jul. 2024.