A questão da avaliação na pré-escola

Autores/as

  • Ana Maria Costa de Souza Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-2001

Palabras clave:

Avaliação, Pré-escola, Indivíduo, Professor, Desempenho

Resumen

Durante todo tempo da vida o indivíduo está frequentemente avaliando e sendo avaliado. Avaliações são feitas em relação as pessoas, fatos, situações. No diálogo entre duas ou mais pessoas, umas sempre avaliam as reações, o pensamento expresso, as atitudes das outras; o juízo avaliativo é um fato inerente ao ser humano. No contexto escolar, o processo de avaliação ocorre de modo mais formal, através do uso de instrumentos específicos ou condutas avaliativas. Em todo o processo da vida escolar, o indivíduo é sempre avaliado pelo professor e outros profissionais, quer em suas características de ordem mais pessoal, como por exemplo, as potencialidades, quer em seu papel de aluno, como seu desenvolvimento nas disciplinas, condutas com colegas e professores e em relação à própria escola com suas normas e exigências. Apesar do uso frequente de práticas avaliativas, do uso de instrumentos que o professor tem tentado elaborar para acompanhar o desempenho da criança, há incertezas e questionamentos em torno da validade destas práticas e da utilização de seu resultado. [...]

Palavras-chave: Avaliação; Pré-escola; Indivíduo; Professor; Desempenho.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Maria Costa de Souza, Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).. Mestre em Educação Brasileira pela UnB.

Publicado

2009-04-28

Cómo citar

SOUZA, A. M. C. de. A questão da avaliação na pré-escola. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 1, n. 2, p. 117–122, 2009. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-2001. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2001. Acesso em: 22 jul. 2024.