Nota: Para quê?
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-1999Palabras clave:
Nota, Metodologia de ensino, Paulo Freire, Instituição, AvaliaçãoResumen
Desde alguns anos atrás, eu já sentia os sistemas de avaliação geralmente adotados nas escolas não eram muito adequados para avaliar a aprendizagem dos alunos, nem para encaminhar processos educacionais alternativos. Vi diversas tentativas de se aperfeiçoar ou inovar procedimentos de avaliação na escola caírem no vazio ou tornarem inviáveis. E acabei percebendo que estas tentativas fracassaram porque eram absorvidas pela estrutura e pela ideologia burocratizante e autoritária da instituição em que eram desenvolvidas. Aplicar “remendo novo em pano velho”, sem assumir um posicionamento e uma visão crítica, não dá certo! Para encaminharmos um processo de transformação no contexto em que atuamos (seja escola, seja outra instituição ou grupo social), é preciso que sejamos “radicais”, não sectários, como diz Paulo Freire em seu Prefácio à Pedagogia do Oprimido. É preciso ir à raiz da questão: desmitificar as estruturas e instrumentos da repressão e investir corajosamente na articulação coerente e competente de processos de libertação. [...]
Palavras-chave: Nota; Metodologia de ensino; Paulo Freire; Instituição; Avaliação.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Reinaldo Matias Fleuri
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.