Métodos e técnicas de pesquisa (social) ou Muito tempo perdido?

(resposta A "provocação geraldina" ou ao "corpo docente"?)

Autores/as

  • Cícero José Alves Soares Neto Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-1998

Palabras clave:

Métodos, Pesquisa social, Reflexão, Disciplina

Resumen

Este artigo visa refletir sobre a resposta de trabalho desenvolvida pela disciplina MTP (Métodos e Técnicas de Pesquisa), conhecida e denominada pelo corpo discente como Muito Tempo Perdido. Esta reflexão, apesar de acalentada há um certo tempo, mais precisamente desde 1985, logo após o concurso prestado por este autor para o ingresso na carreira universitária, somente agora, em julho de 1986, foi motivada pelo artigo “A MELHORIA DO ENSINO E OS MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISAS E DE ESTUDOS”, de Geraldo Inácio Filho, docente também responsável pela matéria que é objeto deste artigo. Porém, quero refletir não sobre a disciplina em si, e, sim, sobre o método de trabalho adotado no ensino universitário de Métodos e Técnicas de Pesquisa numa determinada instituição de ensino superior; UFU, mas não em toda universidade, pois se restringe a um dado Centro: CEHAR (Centro de Ciências Humanas e Artes). Portanto, o artigo objetiva responder a “provocação geraldina” (de Geraldo Inácio Filho) acerca do desempenho de MTP na UFU-CEHAR. [...]

Palavras-chave: Métodos; Pesquisa social; Reflexão; Disciplina.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cícero José Alves Soares Neto, Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Professor do Departamento de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Publicado

2009-04-28

Cómo citar

SOARES NETO, C. J. A. Métodos e técnicas de pesquisa (social) ou Muito tempo perdido? : (resposta A "provocação geraldina" ou ao "corpo docente"?). Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 1, n. 2, p. 95–97, 2009. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-1998. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1998. Acesso em: 22 jul. 2024.