Métodos e técnicas de pesquisa (social) ou Muito tempo perdido? (resposta A "provocação geraldina" ou ao "corpo docente"?)

Autores

  • Cícero José Alves Soares Neto Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-1998

Palavras-chave:

Métodos, Pesquisa social, Reflexão, Disciplina

Resumo

Este artigo visa refletir sobre a resposta de trabalho desenvolvida pela disciplina MTP (Métodos e Técnicas de Pesquisa), conhecida e denominada pelo corpo discente como Muito Tempo Perdido. Esta reflexão, apesar de acalentada há um certo tempo, mais precisamente desde 1985, logo após o concurso prestado por este autor para o ingresso na carreira universitária, somente agora, em julho de 1986, foi motivada pelo artigo “A MELHORIA DO ENSINO E OS MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISAS E DE ESTUDOS”, de Geraldo Inácio Filho, docente também responsável pela matéria que é objeto deste artigo. Porém, quero refletir não sobre a disciplina em si, e, sim, sobre o método de trabalho adotado no ensino universitário de Métodos e Técnicas de Pesquisa numa determinada instituição de ensino superior; UFU, mas não em toda universidade, pois se restringe a um dado Centro: CEHAR (Centro de Ciências Humanas e Artes). Portanto, o artigo objetiva responder a “provocação geraldina” (de Geraldo Inácio Filho) acerca do desempenho de MTP na UFU-CEHAR. [...]

Palavras-chave: Métodos; Pesquisa social; Reflexão; Disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cícero José Alves Soares Neto, Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Professor do Departamento de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Downloads

Publicado

2009-04-28

Como Citar

SOARES NETO, C. J. A. Métodos e técnicas de pesquisa (social) ou Muito tempo perdido? (resposta A "provocação geraldina" ou ao "corpo docente"?). Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 1, n. 2, p. 95–97, 2009. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-1998. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1998. Acesso em: 24 nov. 2024.