O processo de ensino-aprendizagem em psicologia da educação no campus avançado de Catalão

Autores/as

  • Myrtes Dias da Cunha Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palabras clave:

Educação, Psicologia, Processo de ensino-aprendizagem

Resumen

O presente trabalho reflete e explicita uma história da experiência de ensino-aprendizagem em Psicologia, construída por alunos e professores do curso de Pedagogia do Campus Avançado de Catalão da Universidade Federal de Goiás, com o intuito de compreender e transformar o processo de ensino-aprendizagem.

Enquanto professora de Psicologia no curso de Pedagogia, vivemos situações que indicavam haver problemas na aprendizagem dos alunos; então buscamos compreender como estes se constituíam e como poderiam ser superados.

Visando construir tal compreensão, realizamos uma revisão histórica do processo de constituição da Psicologia enquanto área de conhecimento e sua ligação com a Educação e com a escola; caracterizamos o Campus Avançado de Catalão e a estrutura do curso de Pedagogia de Pedagogia em questão; analisamos os programas de ensino das disciplinas Psicologia da Educação I e II e apresentamos o discurso de alunos da Pedagogia sobre alguns pontos da experiência de ensino-aprendizagem da qual participavam.

Buscando compreender e superar problemas de aprendizagem específicos da área de Psicologia, obtivemos uma visão ampliada da atuação da Psicologia no curso de Pedagogia do CAC. Nos programas de ensino das disciplinas Psicologia da Educação I e II analisados, verificamos alguns problemas na proposição dos objetivos, dos conteúdos, da bibliografia e da avaliação. Através do discurso dos alunos verificamos que eles realmente não aprendem da mesma forma como são ensinados, mas não desprezam o que é ensinado. Justapostos os sentidos da análise dos programas e da fala dos alunos confirmamos que as características e problemas de aprendizagem não se restringem aos alunos. Dizem respeito ao processo de ensino-aprendizagem. Ainda constatamos que a construção da interdisciplinaridade se apresenta como possibilidade para a superação de problemas específicos de ensino de Psicologia e do curso de Pedagogia.

Finalmente, com este trabalho, pudemos constatar que o ensinar e o aprender se caracterizam como processo humano de produção e interconexão de sentidos e não como processo técnico.

Palavras-chave: Educação; Psicologia; Processo de ensino-aprendizagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Myrtes Dias da Cunha, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Departamento de Fundamentos da Educação da UFU.

Publicado

2008-10-30

Cómo citar

DA CUNHA, M. D. O processo de ensino-aprendizagem em psicologia da educação no campus avançado de Catalão. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 9, n. 17, p. 276–277, 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1018. Acesso em: 25 dic. 2024.

Número

Sección

Resumos de teses e de dissertações